Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de Controle de Escoamento via Análise Resolvente com Aplicações em Ruído de Airframe

Processo: 19/20437-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Tulio Rodarte Ricciardi
Supervisor: Kunihiko Taira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/11835-0 - Investigação numérica do ruído gerado por trens de pouso, BP.DR
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional   Aeroacústica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroacústica | Aerodinâmica não-estacionária | Análise resolvente | Dinâmica dos Fluidos Computacional | Controle de escoamento

Resumo

A presente proposta descreve o plano associado ao estágio de pesquisa (BEPE) do aluno Tulio Rodarte Ricciardi. O estágio será realizado no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Durante esse período, Tulio trabalhará sob a supervisão do Prof. Kunihiko Taira, que possui ampla experiência nas áreas de decomposição modal de escoamentos, computação de alto desempenho e controle de escoamentos, tópicos relacionados à proposta de pesquisa da bolsa.Nos últimos anos, avanços no poder computacional permitiram simulações numéricas em larga escala de escoamentos turbulentos, incluindo a geração e propagação de ruído. Para uma análise completa das simulações dos escoamentos, são necessárias técnicas avançadas de pós-processamento. Técnicas baseadas em decomposição modal, análise linear de estabilidade e análise resolvente podem fornecer mais informações sobre a física do escoamento, sendo úteis para controle e redução de ruído. Por exemplo, entender o processo de transição laminar-turbulento do escoamento e o papel da interação fluido-estrutura é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de mitigação de ruído via controle de escoamento passivo e ativo. Além da redução de ruído, o controle de escoamento também pode ser útil para redução de arrasto, aumento da sustentação e aumento das taxas de mistura e transferência de calor.Neste projeto, temos como objetivo combinar simulações de alta fidelidade de escoamentos, cálculos aeroacústicos e análise resolvente para desenvolver estratégias de controle de escoamento. As aplicações consideram configurações relevantes em problemas de aeroacústica de aeronaves. Uma das principais fontes de ruído das aeronaves comerciais é o trem de pouso, onde estruturas coerentes e turbulência podem excitar os modos de ressonância de cavidade que geram intenso ruído tonal. Realizaremos simulações numéricas e predições acústicas de configurações representativas das cavidades dos trens de pouso. A análise resolvente será empregada para fornecer informações em termos de resposta a perturbações em uma faixa de frequências. Portanto, será possível identificar a atuação ótima que requer menor energia para modificar o campo médio de velocidades. Esse conhecimento é crucial para a mitigação de fontes de ruído a um custo mínimo.Os problemas que serão investigados aqui se caracterizam por velocidades subsônicas e números de Reynolds moderados a altos, que apresentam uma dinâmica complexa que consiste na interação fluido-estrutura da turbulência que atinge as bordas da cavidade, além de ressonâncias e retroalimentação acústicas e espalhamento acústico. O objetivo final deste trabalho é desenvolver estratégias para reduzir o ruído por meio de um controle ótimo de escomento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICCIARDI, TULIO R.; WOLF, WILLIAM R.; MOFFITT, NICHOLAS J.; KREITZMAN, JORDAN R.; BENT, PAUL. Numerical noise prediction and source identification of a realistic landing gear. Journal of Sound and Vibration, v. 496, . (19/20437-0, 18/11835-0, 13/07375-0, 13/08293-7)
RICCIARDI, TULIO R.; WOLF, WILLIAM R.; TAIRA, KUNIHIKO. ransition, intermittency and phase interference effects in airfoil secondary tones and acoustic feedback loo. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 937, . (19/20437-0, 18/11835-0, 21/06448-0, 13/08293-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.