Bolsa 19/14113-8 - História da arquitetura, Europa - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A corte celeste e o rei sol: fontes de estudo sobre os encontros artísticos entre China e Europa na corte do imperador Kangxi (1662 - 1722)

Processo: 19/14113-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Renata Maria de Almeida Martins
Beneficiário:Carolina Akemi Koketu
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/23222-4 - Barroco cifrado: pluralidade cultural na arte e na arquitetura das missões jesuíticas no estado de São Paulo (1549-1759), AP.JP
Assunto(s):História da arquitetura   Europa   China   Pesquisa bibliográfica   Iconografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte e Arquitetura | China | Corte de Kangxi | Europa | missões jesuíticas | História da Arquitetura

Resumo

Este projeto visa reunir fontes bibliográficas e iconográficas acerca dos encontros artísticos na corte do imperador Kangxi (1662-1722), quarto imperador da dinastia Qing da China, com enfoque na presença dos jesuítas enviados por Luís XIV, o Rei Sol da França. O contato entre a corte chinesa e os enviados europeus possibilitou a existência de um ambiente cultural muito rico, que reuniu artistas de diversas nacionalidades, como o italiano Giovanni Gherardini, no campo da pintura de arquitetura, ou o jesuíta francês Charles Belleville, arquiteto, escultor e pintor, autor do projeto da igreja da Missão francesa na Cidade Proibida (Beitang). Após a experiência chinesa, Belleville vai se estabelecer na Bahia de 1709 até a sua morte em 1730. Assim, o projeto proposto trata de um campo ainda pouco contemplado na historiografia brasileira, e também colabora diretamente com os estudos que consideram uma História Global das Artes, através da atuação da Companhia de Jesus, entre França, China e Brasil, dentro da linha das contribuições orientais na Arte do Barroco na América, proposta pelo Projeto Jovem Pesquisador FAPESP "Barroco Cifrado: Pluralidade Cultural na Arte e na Arquitetura das Missões no Estado de São Paulo (1549-1753)", em andamento na FAU-USP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)