Bolsa 19/11095-9 - Eletroquímica, Baterias - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos pares redox orgânicos e sua utilização em baterias de fluxo

Processo: 19/11095-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ernesto Chaves Pereira de Souza
Beneficiário:Luis Felipe Pilonetto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Assunto(s):Eletroquímica   Baterias   Armazenamento de energia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Armazenamento de Energia | Baterias de fluxo | Eletroquímica | Pares redox | Eletroquímica

Resumo

As baterias de fluxo redox (RFBs) são dispositivos eletroquímicos que se mostram promissoras para o armazenamento de energia gerada por fontes renováveis, especialmente as intermitentes. Dentre as vantagens de RFBs nesta aplicação estão o baixo custo de produção, flexibilidade, mobilidade, resposta rápida, design simples e vantagens de segurança em relação às baterias comerciais de íon-lítio e chumbo ácido. Desde a década de 1970, vários esforços vêm sendo feitos para maximizar a operação das baterias de fluxo, sendo que o estudo de novos pares redox é de grande relevância. Nesse âmbito, inúmeros pares redox já foram desenvolvidos tanto para sistemas aquosos como não aquosos, incluindo principalmente cátions metálicos, compostos organometálicos e moléculas orgânicas. O uso de pares redox orgânicos em sistemas não aquosos mostra-se mais interessante, pois esses compostos podem ser modificados estruturalmente, visando a otimização da solubilidade, da estabilidade e do potencial redox, além do sistema não aquoso permitir uma maior janela de potencial em relação a água. Considerando o contexto apresentado, este trabalho tem como objetivo sintetizar novos pares redox orgânicos, com base em estudos computacionais, para serem empregados em RFBs não aquosas de solventes orgânicos e líquidos iônicos, além de estudar computacionalmente as variáveis que controlam o processo de carga e descarga desse sistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILONETTO, LUIS FELIPE; STACIAKI, FELIPE; NOBREGA, ERYKA; CARNEIRO-NETO, EVALDO B.; DA SILVA, JEYSE; PEREIRA, ERNESTO. Mitigating the capacity loss by crossover transport in vanadium redox flow battery: A chemometric efficient strategy proposed using finite element method simulation. CHEMICAL ENGINEERING JOURNAL, v. 474, p. 8-pg., . (17/11986-5, 21/03592-2, 19/27029-5, 21/11630-1, 19/11095-9, 22/05254-0, 13/07296-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.