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Revisão sistemática da literatura sobre desenvolvimento autorregulatório do comportamento de acordo com o desenvolvimento puberal

Processo: 19/11706-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 01 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Thiago Fonseca Alves França
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/14750-0 - Efeito do desenvolvimento puberal na autorregulação do comportamento e suas relações com as condições de vida atual e pregressa, AP.TEM
Assunto(s):Autocontrole   Fatores socioeconômicos   Desenvolvimento   Adolescência   Funções executivas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Autocontrole | desenvolvimento | estágio puberal | fatores socioeconômicos | funções executivas | Cognição humana

Resumo

Devido à constatação de que alterações cerebrais acompanham o desenvolvimento puberal, sugere-se que a maturação sexual seja mais importante que a idade cronológica no desenvolvimento cognitivo que ocorre no início da adolescência. Contudo, há escassez de trabalhos que investiguem alterações cognitivas de acordo com o desenvolvimento puberal, em especial em populações não clínicas. O projeto trata da relação entre o estadiamento puberal e o desenvolvimento típico da autorregulação do comportamento (funções executivas quentes e frias, impulsividade, alterações de humor, etc.), levando em consideração vários aspectos biopsicossociais, como nível e risco socioeconômico e carga alostática. O projeto abarca o desenvolvimento de medidas cognitivas de acesso aberto, adequadas para a população em estudo, um estudo transversal (coleta de dados em andamento) e divulgação para pares e leigos sobre o assunto. A revisão sistemática proposta aqui se insere como um passo para levantamento de toda a literatura disponível com o objetivo de obter a melhor caracterização possível, baseada nas evidências disponíveis, da relação entre o desenvolvimento puberal e a autorregulação comportamental. A revisão sistemática também se insere na concepção da Medicina Baseada em Evidências, que tem o objetivo buscar as melhores evidências científicas da literatura médica para gerar conhecimento que possa ser usado para responder questões clínicas relevantes. O plano de trabalho para este bolsista contempla dois objetivos: 1) realizar uma revisão sistemática da literatura, seguindo recomendações da Cochrane, que compreenda o que se sabe sobre a relação do desenvolvimento puberal e da autorregulação do comportamento, com enfoque em desenvolvimento normal de populações não clínicas, bem como apontar vantagens e desvantagens das medidas autorregulatórias empregadas para este fim. Dependendo dos resultados obtidos, poder-se-á realizar uma meta-análise dos dados; 2) construir um manual de aplicação dos testes cognitivos aqui desenvolvidos, que será disponibilizado gratuitamente, com uma argumentação teórica que permita demonstrar suas vantagens. O primeiro objetivo, além de contribuir para a literatura internacional, auxiliará na confecção de publicações do projeto como um todo, buscando de forma sistemática a literatura relevante aos diversos estudos aqui propostos. O segundo objetivo objetiva a disponibilização de um conjunto de medidas de autorregulação para uso na população brasileira e, quiçá, internacional.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.A. FRANCA, THIAGO. Predictive processing: Is the future just a memory?. European Journal of Neuroscience, v. 52, n. 10, . (19/11706-8)

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