Bolsa 19/13909-3 - Patrimônio cultural, Patrimônio industrial - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Registro fotográfico e patrimônio industrial: a contribuição do registro visual para o inventário turístico do patrimônio industrial de Campinas (SP)

Processo: 19/13909-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Thaís Bassichetto Berata
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio cultural   Patrimônio industrial   Patrimônio ferroviário   Turismo cultural   Edifícios industriais   Inventário   Entrevistas (psicologia)   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campinas | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | turismo cultural | Patrimônio Cultural

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo os edifícios industriais situados na cidade de Campinas (SP). Bens protegidos em âmbito municipal pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT) e tem como objetivo principal a contribuição do registro visual para o inventário turístico do patrimônio industrial de Campinas. Como objetivos específicos tem-se: identificar como se emprega o registro visual em atividades de inventariação patrimonial que incidiram sobre bens industriais e ferroviários em Campinas; identificar também a importância atribuída pelos técnicos de turismo nas atividades de inventário turístico; sistematizar se há e quais são as principais características do registro visual na identificação do patrimônio cultural industrial; sistematizar se há e quais sãos as principais características do registro visual no inventário turístico; e comparar e analisar a contribuição do registro visual nas atividades de inventário arquitetônico e inventário turístico. Como metodologia da pesquisa será estudado como foi empregado o uso do registro visual dos bens ferroviários, posteriormente consultar os processos de tombamento para identificar as características das imagens produzidas dos bens ferroviários e dos inventários turísticos. Serão feitas entrevistas com os técnicos e mais adiante ocorrerá a classificação estabelecida sobre as imagens baseada nas suas devidas técnicas. Como resultado dessa pesquisa, espera-se identificar as técnicas e ferramentas visuais que auxiliam e que podem vir a auxiliar na inventariação patrimonial e turística da cidade de Campinas - SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, EDUARDO ROMERO; SILVA, M. M.; DE DEUS, JULIA; SANTANA JUNIOR, EVANDRO; COSTA, AMANDA; LARA, ANA PATRICIA; SANTOS, BRENDA; BERATA, THAIS; BUENO, VICTORIA. Social valuation of protected cultural assets: the railway heritage between Jundiai and Campinas (Brazil). INTERNATIONAL JOURNAL OF HERITAGE STUDIES, v. 28, n. 6, p. 19-pg., . (16/15921-2, 20/04479-2, 19/15358-4, 20/04383-5, 17/06220-3, 19/13909-3, 18/23340-5, 19/07237-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.