Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da remoção da Matéria Orgânica Algal (MOA) por coagulação-floculação e emprego de pré-tratamentos

Processo: 19/05759-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Daniel
Beneficiário:Luan de Souza Leite
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/12202-0 - Formação de subprodutos da desinfecção a partir da cloração e cloraminação da matéria orgânica algal, BE.EP.DR
Assunto(s):Matéria orgânica   Coagulação   Floculação   Ozonização   Raios ultravioleta   Microalgas

Resumo

O aumento do aporte de nutrientes, provenientes de atividades antrópicas, tem aumentado a eutrofização dos ambientes aquáticos e umas das consequências do processo é o aumento da população de algas. Durante o crescimento da biomassa, há a liberação da matéria orgânica comumente denominada de Matéria Orgânica Algal (MOA), sendo liberada pelas algas devido às atividades metabólicas e/ou pela lise celular. A presença de MOA na água bruta tem gerado consequências para o tratamento de água como: a diminuição da eficiência do processo de coagulação-floculação, redução da carreira do filtro e aumento da produção de lodo. Além disso, pode causar implicações para a saúde humana por ser um dos principais precursores dos subprodutos da desinfecção. Visto a gravidade das consequências da presença da MOA e a sua baixa remoção pelos coagulantes empregados mundialmente, é muito importante investigações voltadas para o tema. Nesse contexto, a presente pesquisa visa estudar experimentalmente a remoção da MOA por coagulação-floculação e por pré-tratamentos (ozonização e radiação UV), além da interferência dos sólidos e microalgas presentes na água de abastecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, LUAN DE SOUZA; TANGO, MARIANA DANIEL; FILHO, JOSE ANTONIO ZANETONI; HOFFMANN, MARIA TERESA; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Implications of COD analysis use in the peracetic acid-based wastewater treatment. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 84, n. 5 JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.