Bolsa 19/15797-8 - Acervo museológico, Curadoria museológica - BV FAPESP
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O grito do Ipiranga pelos pincéis de Pedro Américo: criação, circulação e recepção de "Independência ou Morte"

Processo: 19/15797-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Paulo César Garcez Marins
Beneficiário:Michelli Cristine Scapol Monteiro
Supervisor: Giovanna Capitelli
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi Roma Tre, Itália  
Vinculado à bolsa:18/17682-0 - Independência ou Morte, de Pedro Américo: concepção e circulação antes do ingresso no Monumento à Independência, BP.PD
Assunto(s):Acervo museológico   Curadoria museológica   Pinturas (arte)   Representação (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acervo museológico | curadoria museológica | museu de história | Pedro Américo de Figueiredo e Mello | Pintura Histórica | Representação | Curadoria em Museus de História

Resumo

Esse projeto de pesquisa tem o propósito de esclarecer questões fundamentais a respeito da concepção, circulação e fortuna crítica do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo de Figueiredo e Mello. A tela foi realizada em Florença, em 1888, mede 415 x 760cm e ocupa o Salão de Honra do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É uma das obras de maior destaque desse conhecido pintor e a sua representação compõe o imaginário sobre a independência do Brasil. Diversos estudos focalizaram Pedro Américo e esta sua obra, mas é essencial aprofundar a compreensão sobre sua produção na Itália e preencher as lacunas existente sobre o período de sua circulação que se processou antes de sua instalação no Monumento à Independência (atual Museu Paulista). O projeto se propõe a analisar os modelos que serviram de referência para o artista compor a sua obra e os possíveis diálogos que ela mantém com a produção artística europeia, sobretudo italiana e francesa. Pretende-se também apurar a recepção crítica que a tela obteve nas exposições em que participou e como foi veiculada por jornais e revistas estrangeiros nesse período. (AU)

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