Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossensor eletroquímico a base de papel para detecção do Traumatismo Cranioencefálico

Processo: 19/00166-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Patrícia Batista Deroco
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50867-3 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):21/14732-0 - Desenvolvimento de dispositivos eletroquímicos baseados em grafeno obtido por técnicas avançadas de impressão a jato de tinta e gravação a laser como plataformas para monitorar biomarcadores, BE.EP.PD
Assunto(s):Eletroanalítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores proteicos | biossensor eletroquímico | dispositivo point-of-care | mi-RNA | sensor em papel | Traumatismo crânioencefálico | Eletroanalítica

Resumo

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é considerado uma "epidemia silenciosa", é uma doença comum, mas desconsiderada em todo o mundo. Somente nos EUA todos os anos quase 1,5 milhão de pessoas são afetadas pelo TCE, causando sérios problemas de incapacidades e frequentemente levando a morte. O custo em torno deste problema é estimado em 4 bilhões de dólares anualmente, e é uma questões de causa sócio-econômica, já que está afetando principalmente pessoas jovens e profissionalmente ativas. Existe uma falta evidente de um método adequado para o diagnóstico de TCE, especialmente no caso do tipo conhecido como concussão cerebral, portanto, um sistema de detecção rápido, pequeno e portátil é necessário para acelerar o diagnóstico do paciente e evitar complicações graves. Neste contexto, o design de um novo dispositivo eletroanalítico, sensível e reprodutível, baseado em papel para detecção de traumatismo cranoencefálico em fluído cerebroespinhal e soro sanguíneo é proposto neste projeto. Sensores impressos em papel, modificados com nanoestruturas condutoras, como nanopartículas de carbono e metal, bem como dendrímeros de polímeros, serão fabricados usando-se um método preciso de jato de tinta. Esta abordagem permite diminuir significativamente o custo e simplicidade da fabricação. Após este passo, os receptores compatíveis com biomarcadores de TCE serão imobilizados na superfície do sensor para garantir a alta especificidade e reprodutibilidade. Depois da fabricação e caracterização por métodos espectroscópicos e microscópicos, as arquiteturas de eletrodos propostas serão aplicadas para a detecção eletroquímica de um ou vários marcadores no mesmo dispositivo. Esperamos obter um dispositivo confiável para detectar o TCE em diagnósticos de pacientes no local em todos os ambientes. Isso aumentará a qualidade de vida de muitas pessoas e trará um efeito socioeconômico positivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEROCO, PATRICIA BATISTA; WACHHOLZ JUNIOR, DAGWIN; KUBOTA, LAURO TATSUO. Paper-based Wearable Electrochemical Sensors: a New Generation of Analytical Devices. Electroanalysis, v. N/A, p. 12-pg., . (21/14732-0, 14/50867-3, 13/22127-2, 19/00166-2, 21/09706-0)
DEROCO, PATRICIA BATISTA; WACHHOLZ JUNIOR, DAGWIN; KUBOTA, LAURO TATSUO. Recent advances in point-of-care biosensors for the diagnosis of neglected tropical diseases. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 349, . (14/50867-3, 13/22127-2, 19/00166-2)
WACHHOLZ JUNIOR, DAGWIN; DEROCO, PATRICIA BATISTA; KUBOTA, LAURO TATSUO. A copper-based metal-organic framework/reduced graphene oxide-modified electrode for electrochemical detection of paraquat. Microchimica Acta, v. 189, n. 8, p. 12-pg., . (21/09706-0, 19/00166-2, 13/22127-2, 14/50867-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.