Bolsa 19/02203-2 - Aeroacústica, Turbulência - BV FAPESP
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Estudo de problemas inversos em turbulência e aeroacústica utilizando análise de resolvente

Processo: 19/02203-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:André Valdetaro Gomes Cavalieri
Beneficiário:Filipe Ramos do Amaral
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroacústica   Turbulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroacústica | análise por resolvente | beamforming | turbulência | Aeroacústica, turbulência

Resumo

O entendimento dos mecanismos e estruturas presentes em escoamentos turbulentos é de fundamental importância na mecânica dos fluidos, pois este conhecimento permite, entre outras aplicações, desenvolver tecnologias para conceber aeronaves com menores níveis de arrasto e emissões ruído.A indústria aeronáutica vem buscando atingir "projetos verdes", que estejam de acordo com as legislações ambientais cada vez mais restritivas, de forma a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera gerada pela queima de combustível fóssil, e também a poluição sonora, que afeta principalmente as comunidades vizinhas aos aeroportos.Dentro deste contexto, problemas envolvendo camadas-limite e jatos englobam escoamentos responsáveis por boa parte do arrasto de fricção e fontes acústicas presentes em uma aeronave em condição de voo.Este projeto de pós-doutorado júnior propõe o estudo de tal problemática empregando o método de resolvente, de forma a identificar os termos forçantes ótimos que correspondam às respostas mais amplificadas no escoamento.A aplicação da técnica de beamforming em combinação com a análise de resolvente também será utilizada para caracterização das fontes acústicas.Sendo assim, pretende-se identificar as estruturas turbulentas que mais têm relação com as emissões acústicas, bem como as principais estruturas envolvidas na dinâmica do escoamento.Espera-se que os resultados provenientes deste projeto contribua com o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional e com a comunidade científica em geral.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIMENO, FERNANDO H. T.; SOUZA, DANIEL S.; AMARAL, FILIPE R.; RODRIGUEZ, DANIEL; MEDEIROS, MARCELLO A. F.. SPOD analysis of noise-generating Rossiter modes in a slat with and without a bulb seal. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 915, . (16/02970-5, 06/52568-7, 19/02203-2, 18/02542-9)
AMARAL, FILIPE R.; CAVALIERI, ANDRE V. G.; MARTINI, EDUARDO; JORDAN, PETER; TOWNE, AARON. Resolvent-based estimation of turbulent channel flow using wall measurements. JOURNAL OF FLUID MECHANICS, v. 927, . (19/02203-2, 19/27655-3)
DO AMARAL, FILIPE R.; CAVALIERI, ANDRE V. G.. Large-eddy-simulation-informed resolvent-based estimation of turbulent pipe flow. PHYSICAL REVIEW FLUIDS, v. 8, n. 7, p. 19-pg., . (19/02203-2, 19/27655-3)

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