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Expandindo conhecimentos sobre a implementação e ferramentas de observação-avaliação para um programa de pesquisa-intervenção em coparentalidade

Processo: 19/11637-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de setembro de 2019
Vigência (Término): 20 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Lívia Lira de Lima Guerra
Supervisor: Mark Ethan Feinberg
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Pennsylvania State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/26295-8 - Programa de intervenção em coparentalidade para casais em transição para a parentalidade, BP.DR
Assunto(s):Prevenção   Capacitação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coparenting | Observational Method | Prevention | program | training | transition to parenthood | Psicologia do desenvolvimento adulto

Resumo

O objetivo geral da proposta de estágio no exterior é participar de uma pesquisa internacional na área de coparentalidade, a fim de contribuir significativamente para a qualidade da execução do meu projeto de pesquisa de doutorado no Brasil. Nesse sentido, possibilitará a expansão dos meus conhecimentos sobre procedimentos longitudinais de pesquisa-intervenção, técnicas observacionais, métodos quantitativos de análise de dados e implementação de um programa de intervenção em coparentalidade de alta qualidade. A coparentalidade refere-se à relação entre os pais, ou outras figuras parentais, para lidar com as demandas envolvidas na criação de um filho. Essa relação é um foco importante para o desenvolvimento de programas de intervenção, considerando evidências que indicam impactos positivos de uma relação coparental construtiva no funcionamento familiar e no desenvolvimento infantil. Além disso, com base em uma revisão sistemática sobre os programas de intervenção em coparentalidade, o programa Family Foundations, surgiu como um dos melhores programas atualmente implementado. Uma das poucas oportunidades de expandir conhecimentos sobre pesquisa em coparentalidade e ganhar experiência direta na condução de programas de intervenção é oferecida na Pennsylvania State University, onde o programa Family Foundations foi desenvolvido e continua a ser avaliado. Além do programa de intervenção em si, também é importante ganhar experiência em trabalhar com os instrumentos observacionais que estão sendo usados para avaliar a relação coparental. Para atingir meu objetivo geral, os objetivos específicos desta proposta são: (a) acompanhar um programa de pesquisa-intervenção focado na coparentalidade durante a transição para a parentalidade, envolvendo sessões pré-natais e pós-natais, (b) aprender como trabalhar com as ferramentas de coleta de dados, observacionais e de autorrelato que estão sendo utilizadas para avaliar os efeitos do programa Family Foundations, (c) aprender questões logísticas do funcionamento do grupo de pesquisa, que possibilitam a realização de estudos transversais e longitudinais para avaliar os efeitos do programa de intervenção na qualidade das interações coparentais, (d) escrever um artigo em colaboração com os orientadores e membros do grupo de pesquisa.

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