Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de catalisadores derivados da chabazíta para aplicação em reações de hidrogenação de CO2 a produtos

Processo: 19/09078-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Leandro Pierroni Martins
Beneficiário:Bianca Rocha Florindo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/01258-5 - Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos, AP.TEM
Assunto(s):Catálise heterogênea   Hidrogenação   Metanol   Dióxido de carbono   Zeolitas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catálise heterogênea | Co2 | metanol | Sapo-34 | Zeolitas | Catálise heterogênea

Resumo

O CO2 proveniente de fontes antropogênicas é o principal causador das alterações climáticas. Nos últimos 400 mil anos a sua concentração oscilou, mas nunca esteve acima de 300 ppm. Após a industrialização a sua concentração tem subido intensamente, tendo cruzado a marca de 400 ppm. Estudos recentes mostram que a captura e utilização de dióxido de carbono é a melhor alternativa para mitigação de sua concentração na atmosfera, pois a sua conversão em combustíveis não só ajudará na minimização do nível de CO2, mas também proporcionará fonte alternativa de energia e produtos. Existem dois procedimentos catalíticos que vêm sendo estudados. O primeiro é produção de gás de síntese (CO + H2) a partir do CO2 para posterior conversão a hidrocarbonetos via reação Fisher-Tropsch. O segundo é a conversão em três etapas: (1) hidrogenação de CO2 a metano, (2) conversão de metano a metanol e finalmente (3) a conversão de metanol a produtos. Este segundo método é interessante, pois as etapas (2) e (3) poderiam ser integradas utilizando catalisadores bifuncionais. Neste contexto, este projeto tem o objetivo de contribuir para a cadeia de conversão de CO2 a produtos ao estudar a etapa (3), com a conversão de metanol a olefinas (eteno e propeno) utilizando catalisadores SAPO-34 micro/mesoporosos. A reação ocorre com a formação de um "reservatório de hidrocarbonetos" nas cavidades da SAPO-34, com diâmetro cinético maior que o diâmetro dos poros de entrada, fazendo com que somente moléculas de diâmetro menor consigam sair dos poros. Por conta desta etapa, há a formação de compostos aromáticos que ficam retidos no interior das cavidades; levando a formação de coque e consequente desativação prematura. A estratégia utilizada para minimizar a formação de coque será o uso de catalisadores SAPO-34 micro/mesoporos, ou seja, com dois sistemas de poros, preparado por procedimentos de dessilicalização e desaluminização em conjunto com tratamentos hidrotérmicos. Espera-se que estas estratégias apresentem melhorias na transferência de massa e diminuição da taxa de formação de coque em comparação com os seus homólogos microporosos tradicionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LAURA L.; FLORINDO, BIANCA R.; CATUZO, GABRIEL L.; ZAPELINI, IAGO W.; CRADSO, JOAS VICTOR. S.; LUNA, F. MURILO T. .; CAVALCANTE JR., CELIO L.; MARTINS, LEANDRO. Investigation of the secondary porosity in ill-crystallized or desilicated ZSM-5 zeolites and its performance on MTH reaction. MOLECULAR CATALYSIS, v. 529, p. 10-pg., . (18/20670-4, 17/21965-5, 19/12486-1, 19/09078-9, 18/01258-5, 18/21136-1)
BIANCA R. FLORINDO; GABRIEL L. CATUZO; LEANDRO MARTINS. Porosity of CHA Zeolite Driving the Formation of Polyaromatic Coke Species in the Methanol to Olefins Reaction. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 32, n. 5, p. 1051-1059, . (19/09078-9, 18/01258-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.