Busca avançada
Ano de início
Entree

Edição genômica com CRISPR/Cas9 para avaliação do papel da MMP9 e seu regulador MIR21 no Câncer de Próstata

Processo: 18/19906-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Sabrina Thalita dos Reis Faria
Beneficiário:Juliana Alves de Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Urologia   CRISPR-Cas9   Neoplasias da próstata   Metaloproteinase 9 da matriz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de Próstata | Crispr | microRNA | Mmp9 | Urologia

Resumo

O Câncer de Próstata (CP) corresponde a cerca de 10% do total de cânceres, sendo considerada a sexta neoplasia mais comum no mundo. Por ter uma alta prevalência, representa um importante problema de saúde, com forte impacto econômico se considerarmos o rastreamento, diagnóstico, tratamento e a mortalidade pela doença. Os tratamentos são feitos de acordo com o diagnóstico do paciente. Em casos de alto risco e metastático, é considerado um tratamento sistêmico através da castração cirúrgica ou medicamentosa. Entretanto este tratamento em aproximadamente 80% dos pacientes com o tumor metastático não apresenta eficácia. A resposta para essa resistência das células tumorais pode ser as alterações genéticas, que geram mutações, alterações cromossômicas e também alterações na expressão gênica. Os microRNAs apresentam um papel importante na regulação de oncogenes, como por exemplo o miR-21, que atua sobre o gene supressor tumoral RECK e o oncogene MMP-9, ambos atuam no processo de migração e invasão das células tumorais para outros tecidos, gerando metástases. Devido à importância destes genes na carcinogênese são necessárias maiores investigações a respeito de seu papel no CP, estas investigações se baseiam no silenciamento destas moléculas para melhor avaliação do seu papel. Até hoje os estudos são realizados com RNAi e ASO, entretanto, essas técnicas apresentam limitações, por efetuar apenas o silenciamento, diminuindo a expressão dos genes, mas não o bloqueio por completo. Com a técnica do CRISPR-Cas9, proveniente do sistema de resistência a invasores em procariotos, adaptada para eucariotos, é possível editar o genoma e realizar o bloqueio completo destes marcadores, o que permite um melhor estudo a respeito dos mesmos em diversas patologias especialmente para o câncer. Desta forma, acreditamos que seja de suma relevância estudar mais a fundo, utilizando esta nova metodologia, os marcadores moleculares miR-21 e MMP-9 no Câncer de Próstata metastático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTA, RUAN; MIOSHI, CAROLINA MIE; GONCALVES, GUILHERME L.; CANDIDO, PATRICIA; CAMARGO, JULIANA A.; GUIMARAES, VANESSA R.; CHIOVATTO, CAROLINE; GHAZARIAN, VITORIA; ROMAO, POLIANA; DA SILVA, KARINA SERAFIM; et al. Intratumoral Restoration of miR-137 Plus Cholesterol Favors Homeostasis of the miR-137/Coactivator p160/AR Axis and Negatively Modulates Tumor Progression in Advanced Prostate Cancer. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 24, n. 11, p. 16-pg., . (18/26528-5, 18/19906-3, 19/19138-9, 22/09284-0, 19/00156-7, 21/02341-6, 20/01317-1)
PIMENTA, RUAN; CAMARGO, JULIANA A.; GONCALVES, GUILHERME L.; GHAZARIAN, VITORIA; CANDIDO, PATRICIA; GUIMARAES, VANESSA R.; ROMAO, POLIANA; CHIOVATTO, CAROLINE; DA SILVA, KARINA SERAFIM; DOS SANTOS, GABRIEL A.; et al. Overexpression of miR-17-5p may negatively impact p300/CBP factor-associated inflammation in a hypercholesterolemic advanced prostate cancer model. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 50, n. 9, p. 13-pg., . (18/26528-5, 18/19906-3, 19/19138-9, 22/09284-0, 19/00156-7, 21/02341-6, 20/01317-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Juliana Alves de. Edição genômica com CRISPR/Cas9 para avaliação do papel da MMP9 e seu regulador o microRNA-21 no câncer de próstata metastático: Estudo in vitro e in vivo. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.