Busca avançada
Ano de início
Entree

Calibração de modelos de cálculo de resistência à força cortante em lajes de pontes com ênfase na prática nacional de projetos

Processo: 18/21573-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Mounir Khalil El Debs
Beneficiário:Alex Micael Dantas de Sousa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estruturas de concreto armado   Pontes de concreto armado   Lajes   Simulação numérica   Confiabilidade   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Confiabilidade | Análise Numérica | cargas distribuídas em pequenas áreas próximas do apoio | Resistência à força cortante em lajes pontes | Estruturas de Concreto Armado

Resumo

A resistência à força cortante tem despertado, ao longo das últimas décadas, grandes discussões acerca da compreensão dos mecanismos envolvidos e de sua quantificação. O grande número de modelos mecânicos desenvolvidos trata, em sua maioria, da resistência à força cortante de vigas ou da punção concêntrica de lajes. Entretanto, no caso de cargas distribuídas em pequenas áreas próximas do apoio, situação frequente em tabuleiros de pontes rodoviárias, nem toda a largura dos apoios é mobilizada. Por este motivo, geralmente é necessária a definição de uma largura colaborante na resistência à força cortante. Nesta vertente, muitos trabalhos foram desenvolvidos avaliando o nível de acurácia e precisão de diferentes modelos de cálculo combinados às formas mais usuais de definição da largura colaborante. No entanto, a maioria destes estudos foram realizados com lajes de espessuras maiores que as praticadas em projetos no Brasil e utilizando uma abordagem determinística na calibração dos modelos de cálculo. Por esta razão, o objetivo desta proposta de pesquisa é desenvolver um estudo mais adequado a prática de projetos nacionais no tocante ao uso de lajes de menores espessuras (200-250 mm). Além disso, propõem-se a utilização de ferramentas probabilísticas combinados a uma robusta base de dados para o desenvolvimento de modelos de cálculo mais confiáveis para este tipo de solicitação. Desta forma, pretende-se desenvolver um programa experimental, em adição à base de resultados experimentais construída no mestrado do candidato, contemplando parâmetros pouco ou não avaliados nas publicações mais recentes que permitam uma melhor compreensão dos mecanismos físicos do problema. O estudo inclui ainda a simulação numérica dos modelos experimentais e análise paramétrica dos modelos calibrados, utilizando o método dos elementos finitos, para investigar de forma mais aprofundada aspectos como o efeito de arco e da disposição de mísulas nas lajes solicitadas por cargas distribuídas em pequenas áreas próximas do apoio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA, ALEX M. D.; LANTSOGHT, EVA O. L.; YANG, YUGUANG; EL DEBS, MOUNIR K.. Extended CSDT model for shear capacity assessments of bridge deck slabs. ENGINEERING STRUCTURES, v. 234, . (18/21573-2)
DE SOUSA, ALEX M. D.; LANTSOGHT, EVA O. L.; GENIKOMSOU, AIKATERINI S.; KRAHL, PABLO A.; EL DEBS, MOUNIR K.. Behavior and punching capacity of flat slabs with the rational use of UHPFRC: NLFEA and analytical predictions. ENGINEERING STRUCTURES, v. 244, . (18/21573-2)
DE SOUSA, ALEX M. D.; LANTSOGHT, EVA O. L.; EL DEBS, MOUNIR K.. One-way shear strength of wide reinforced concrete members without stirrups. STRUCTURAL CONCRETE, . (19/20092-3, 18/21573-2)
ALEX MICAEL DANTAS DE SOUSA; YURI DANIEL JATOBÁ COSTA; ARTHUR GOMES DANTAS DE ARAUJO; CARINA MAIA LINS COSTA. Comportamento de estacas escavadas em hélice contínua (CFA) e de estacas metálicas em seção H sob carregamento lateral: análise experimental e numérica. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 14, n. 3, . (18/21573-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Alex Micael Dantas de. Cisalhamento unidirecional e resistência à punção de lajes de concreto armado sem armadura transversal sob cargas concentradas. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.