Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos moleculares envolvidos na ativação simpática da neoglicogênese hepática

Processo: 19/05900-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 01 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Carvalho Navegantes
Beneficiário:Henrique Jorge Novaes Morgan
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/10089-2 - Controle neural, hormonal e nutricional da autofagia, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/26583-9 - Determinação estrutural da inervação simpática no fígado de camundongos, BE.EP.MS
Assunto(s):Endocrinologia   Estresse térmico   Sistema nervoso simpático   Receptores adrenérgicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adrenoceptores | Creb | Crtc2 | estresse térmico | endocrinologia

Resumo

A compreensão dos mecanismos envolvidos na regulação da produção hepática de glicose e, mais especificamente, na neoglicogênese, é de grande importância para o entendimento fisiopatológico de diferentes doenças metabólicas e para o desenvolvimento de alternativas de tratamentos. Vários trabalhos têm demonstrado que a proteína ligante ao elemento responsivo de AMPc (CREB) associada ao seu coativador transcricional de CREB do tipo 2 (CRTC2) exerce um papel chave na indução do programa gênico da neoglicogênese hepática em resposta ao glucagon. Mas, praticamente nada se conhece sobre o papel do Sistema Nervoso Simpático (SNS) na modulação deste complexo transcricional e seus efeitos fisiológicos resultantes. Em experimentos recentes de nosso laboratório, foi verificado que a inervação simpática do fígado é capaz de ativar a expressão gênica e a atividade de enzimas chaves da neoglicogêneses em roedores expostos agudamente ao frio. Entretanto, os mecanismos moleculares envolvidos nestas respostas ainda não foram esclarecidos. Os estudos aqui propostos têm por finalidade: (1) dar continuidade na investigação do papel fisiológico do SNS na adaptação ao frio e na ativação da neoglicogênese via CREB/CRTC2 em fígado de camundongos submetidos à simpatectomia química; (2) estudar os receptores adrenérgicos hepáticos envolvidos na estimulação da neoglicogênese pela noradrenalina; (3) esclarecer as vias de sinalizações (PKA e PKC) envolvidas na possível ativação de CREB/CRTC2 pelo simpático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORGAN, Henrique Jorge Novaes. Participação de CREB/CRTC-2 na ativação do programa gênico da neoglicogênese hepática induzida pela inervação noradrenérgica, durante o estresse térmico, em camundongos. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.