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Ensino computadorizado de nomeação para crianças por meio do ensino por múltiplos exemplares

Processo: 19/01247-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Gustavo Magro Krüger
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Computador no ensino   Linguagem infantil   Aquisição da linguagem   Desenvolvimento infantil   Crianças   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | Ensino Informatizado | Ensino por Múltiplos Exemplares | Nomeação de figuras | Análise do Comportamento

Resumo

Evidências científicas sugerem que os repertórios de ouvinte e de falante se desenvolvem inicialmente independentemente e passam a se integrar ao longo do desenvolvimento. Esses dois repertórios e sua integração são fundamentais para a aquisição de linguagem. Quando uma criança ouve uma palavra correspondente a um aspecto do ambiente e em seguida diz a mesma palavra para se referir ao item, esse comportamento indica que ela apresenta nomeação, uma classe generalizada de comportamentos operantes. Crianças com atraso no desenvolvimento podem ter dificuldade em nomeação. Um protocolo para ensino desse repertório é o Ensino por Múltiplos Exemplares (MEI) que permite estabelecer controle conjunto de diferentes modalidades de estímulos sobre o responder. Em estudos prévios que ensinaram nomeação, apesar da eficácia do procedimento, a aplicação do protocolo foi manejada pelo experimentador, o que pode prejudicar o controle experimental. Além disso, praticamente inexistem estudos nacionais sobre o uso do MEI no ensino de nomeação. No presente projeto, objetiva-se verificar, com crianças brasileiras, a eficácia do ensino computadorizado da nomeação com o MEI, quando aplicado a crianças que apresentam reduzida nomeação e demoram a adquirir novas relações nome-objeto.

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