Bolsa 19/06639-0 - Meios de comunicação de massa, Política (ciências sociais) - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Os meios de comunicação e o impacto na formação política dos jovens bauruenses

Processo: 19/06639-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Daniele Olimpio de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação de massa   Política (ciências sociais)   Percepção social   Jovens   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hermenêutica de Profundidade | Influência Midiática | Jovens Bauruenses | Meios de Comunicação de Massa | Política e os meios de comunicação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar o impacto que os meios de comunicação impressos, digitais ou audiovisuais possuem sobre os jovens da cidade de Bauru, no que concerne aos assuntos voltados ao cenário político nacional. Desta forma, pretende-se entender se a maneira como a mídia escolhe noticiar e retratar a política brasileira tem influência no que a juventude, que é o futuro do país, pensa sobre o tema, e se isso a motiva a se afastar cada vez mais do assunto. Para isso, serão trabalhados os estudos de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli (2002 e 2010), Venício A de Lima (2004) e Mauro Wolf (2003) na fundamentação teórica sobre a relação da mídia com a política e sua forma de produzir notícias sobre o tema. Para análise do material, será utilizada a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995) em suas etapas para a compreensão das técnicas de construção de significado. Portanto, tendo como recorte de pesquisa a população jovem de Bauru, pretende-se compreender se a maneira como a mídia participa da política está os afastando dos temas da atualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)