Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de soerguimento da superfície no Deserto de Tatacoa - Colômbia, limite noroeste da Bacia Amazônica

Processo: 19/00655-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Mauricio Parra Amézquita
Beneficiário:Daniel Henrique de Souza
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cordilheira Oriental | evolução da paisagem | mudança climática | Taxas de Erosão | Geocronologia, geomorfologia.

Resumo

Quantificar as tendências espaciais e temporais de soerguimento de superfície nos Andes é essencial ao entendimento da evolução da rede de drenagem das bacias adjacentes, e, em particular, para decifrar a conexão entre as principais mudanças da paisagem e as mudanças no padrão de biodiversidade. A região de Tatacoa ao sul da Colômbia foi uma área de clima tropical úmido no Mioceno Médio e Superior, entretanto, atualmente se constitui em uma floresta tropical seca localizada a oeste do Maciço de Garzón, na Cordilheira Oriental dos Andes colombiano, o qual atinge 3 km de altitude. Esta mudança climática no Tatacoa é comumente interpretada como resultado do efeito de sombra de chuva, causado pelo soerguimento de superfície do Maciço de Garzón. Este projeto tem por objetivo identificar o período de aridificação e, assim, indiretamente datar o soerguimento topográfico na Cordilheira Oriental. Isto será feito através da análise de taxas de erosão abrangendo três diferentes períodos: (1) no Mioceno Médio/Superior, estimando paleo-taxas de erosão derivada de radionuclídeos cosmogênicos na Formação Gigante, com área fonte a oeste (2); no período Quaternário, através de mapeamento e datação por luminescência de terraços aluviais; e (3) no tempo presente, através do estudo das taxas de erosão de bacias hidrográficas derivadas da análise da concentração de 10Be em sedimentos de rios modernos. Adicionalmente, reavaliaremos os padrões de exumação no Maciço Garzon através da compilação de dados de thermocronologia de baixa temperatura na região, da aquisição de novas idades de (U-Th)/He em apatitas e zircão em áreas selecionadas e, por fim, da extração de taxas de soerguimento através de modelos termocinemáticos 3D. Os resultados desta pesquisa fornecerão informações acerca de quando a Cordilheira Oriental dos Andes colombianos, a qual que limita a noroeste a bacia Amazônica, atingiu uma elevação crítica que ativou o aumento da precipitação, e, portanto, aumentou erosão e transferência de sedimento para as bacias a leste. Estes dados serão fundamentais para alimentar modelos que avaliam o papel relativo da topografia dinâmica, os processos superficiais e flexura na configuração da bacia transcontinental Amazônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DANIEL H.; HACKSPACHER, PETER C.; SILVA, BRUNO V.; SIQUEIRA-RIBEIRO, MARLI C.; HIRUMA, SILVIO T.. Temporal and spatial denudation trends in the continental margin of southeastern Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 105, . (16/10014-7, 03/08031-0, 19/00655-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.