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A efetividade das atividades de marketing e inovações de produtos nos canais de autosserviço em ciclos econômicos

Processo: 19/05960-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 28 de junho de 2019
Vigência (Término): 17 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Felipe Zambaldi
Beneficiário:Felipe Zambaldi
Pesquisador Anfitrião: Rajkumar Venkatesan
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Virginia (UVa), Estados Unidos  
Assunto(s):Ciclos econômicos   Mercados emergentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividades de Marketing | Ciclos econômicos | marketing mix | Mercados Emergentes | novos produtos | Varejo alimentício | Mercadologia

Resumo

Esse projeto elabora sobre a dinâmica e incertezas de mercado para as estratégias de go to market de categorias de bens consumo alimentícios em um mercado emergente. Os objetivos são: i) investigar a performance das estratégias de novos produtos para SKUs alimentícios no varejo de autosserviços em diferentes estágios de ciclos econômicos; ii) analisar a interação entre o marketing mix de SKUs alimentícios no varejo de autosserviços e fatores macroeconômicos em diferentes estágios de ciclos econômicos; e iii) verificar quando vale a pena tomar a liderança em períodos de recessão e/ou se expansão por meio de investimentos em marketing e lançamentos de novos produtos. O modelo proposto na pesquisa se utilizará de níveis de vendas, participação de mercado e dados de marketing mix em lojas de autosserviços provenientes de auditoria de varejo realizada pela ACNielsen no Brasil com mais de 100 fabricantes, 500 marcas e 5,000 SKUs nas categorias de sucos, refrigerantes, biscoitos e iogurtes. Modelos do tipo VAR capturarão os efeitos de inovações e ciclos de vida de produto sobre vendas e participação de mercado durante um longo ciclo econômico contendo expansão e contração (2013 a 2016) no país. Esperam-se resultados úteis a profissionais que busquem saber se devem intensificar ou reduzir lançamentos de novos produtos no varejo e em quais ações de marketing investir nos diferentes estágios de um ciclo econômico, bem como a pesquisadores que reconheçam tais questões como prementes em mercados emergentes, onde altas volatilidades na renda, no consumo e no crescimento econômico tornam a gestão de novos produtos particularmente desafiadora quando comparados com economias menos voláteis.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI; RODRIGUES, JONNY MATEUS; ZAMBALDI, FELIPE; NEVES, MARCOS FAVA. Distribution effectiveness through full- and self-service channels under economic fluctuations in an emerging market. JOURNAL OF RETAILING, v. 97, n. 4, p. 545-560, . (19/05960-9)

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