Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e catalogação de Relatórios Técnico-Administrativos (Coleção Bibliográfica depositada no Museu da Companhia Paulista)

Processo: 19/08628-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Nicolle Oliveira Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/23340-5 - Metodologias Interdisciplinares de Ativação do Patrimônio Ferroviário, AP.R
Assunto(s):Patrimônio cultural   São Paulo   Patrimônio industrial   Memória   Documentação   Patrimônio ferroviário

Resumo

No âmbito do Projeto de Pesquisa Memória Ferroviária (1869-1971), pretende-se auxiliar na realização de inventário dos relatórios técnico-administrativos de antigas empresas férreas atuantes em São Paulo (estimados em 2 mil títulos em pesquisa anterior, realizada por nós em 2012), recolhida no Museu da Companhia Paulista. Prevê-se a identificação, diagnóstico, higienização, digitalização e acondicionamento do material documental. O acervo bibliográfico recolhido no Museu está guardado em estantes sujas, desordenadamente e sem catalogação, portanto sem possibilidade de consulta e correndo risco de deterioração irreversível. Em função disso, é necessário higienizar, realocar e digitalizar material raro, para que se possa complementar o projeto de banco bibliográfico digital a partir da série de Relatórios Administrativos (parcialmente digitalizado em projeto anterior, apenas de 3 empresas). De modo a tornar a consulta possível e que permita iniciar a catalogação unitária de todo o acervo bibliográfico das empresas ferroviárias.A partir da realização desta catalogação, o presente projeto de pesquisa se propõe a constituir um banco de dados de forma a disponibilizar via web as informações obtidas como forma de fomentar futuras pesquisas no campo do patrimônio cultural das empresas férreas, bem como contribuir com a preservação deste importante patrimônio cultural do Estado de São Paulo. O bolsista deverá se dedicar a auxiliar na organização do material, sua identificação, higienização e posterior acondicionamento preparação do material de campo, coleta e posterior organização, bem como todo o material coletado junto às fontes de pesquisa, utilizando os recursos de informática. Deverá, também, auxiliar a realizar a síntese dos dados e a preparação de textos, tabelas, mapas síntese e outros resultados da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)