Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação multivariável do substrato atrial durante fibrilação atrial crônica

Processo: 19/05192-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Takashi Yoneyama
Beneficiário:Arthur Santos Bezerra
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Arritmias cardíacas   Fibrilação atrial   Acidente vascular cerebral   Veias pulmonares   Técnicas eletrofisiológicas cardíacas   Processamento de sinais biomédicos

Resumo

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca sustentada mais comum na prática clínica é uma das principais causas de acidente vascular cerebral. Sabe-se que as veias pulmonares (VPs) participam no início e manutenção da FA, e o isolamento das VPs (IVPs) por ablação com cateteres via radiofrequência é eficaz no tratamento de FA paroxística. Contudo, o tratamento ablativo da FA persistente continua um desafio devido à sua complexa fisiopatologia, culminando em um intenso debate em relação a novos métodos para guiar a ablação. Consequentemente, o desenvolvimento de métodos mais eficazes na correta identificação de tecidos atriais responsáveis pela perpetuação da arritmia é crucial para o avanço do tratamento ablativo da FA persistente. As propriedades do tecido atrial podem ser estudadas através de atributos extraídos de eletrogramas atriais (AEGs) coletados durante a FA. Investigações recentes consideraram somente uma característica dos AEGs para representar o substrato atrial, o que pode ser insuficiente para descrever um fenômeno complexo como a FA. Desta forma, o trabalho proposto investigará, por meio de diferentes modelos classificadores supervisionados e não-supervisionados, a combinação de múltiplos atributos extraídos dos AEGs coletados de pacientes com FA persistente para discernir os mecanismos de manutenção e perpetuação da FA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, TIAGO P.; SORIANO, DIOGO C.; MASE, MICHELA; RAVELLI, FLAVIA; BEZERRA, ARTHUR S.; LI, XIN; CHU, GAVIN S.; SALINET, JOAO; STAFFORD, PETER J.; NG, G. ANDRE; et al. Unsupervised Classification of Atrial Electrograms for Electroanatomic Mapping of Human Persistent Atrial Fibrillation. IEEE Transactions on Biomedical Engineering, v. 68, n. 4, p. 1131-1141, . (15/12799-9, 19/05192-1, 18/02251-4, 17/00319-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.