Bolsa 19/07090-1 - Filogeografia, Amazônia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de Endemismo Filogenético e Filogeografia Comparada da Herpetofauna da Amazônia Brasileira

Processo: 19/07090-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 14 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:Sérgio Marques de Souza
Supervisor: Craig Charles Moritz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Australian National University (ANU), Austrália  
Vinculado à bolsa:17/08357-6 - Padrões de Endemismo Filogenético e Filogeografia Comparada da Herpetofauna da Amazônia Brasileira, BP.PD
Assunto(s):Filogeografia   Amazônia   Diversidade genética   Herpetofauna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | diversidade filogenética | Endemismo Filogenético | Filogeografia | Herpetofauna | Filogeografia

Resumo

Como e quando se deu a evolução da megadiversidade biológica na Amazônia? Essa é uma das questões mais controversas da biogeografia neotropical, sendo intensamente discutida desde o século XIX. Em se tratando de répteis e anfíbios, uma das poucas idéias consensuais sobre esse tema é a de que a diversidade taxonômica descrita está subestimada. Trabalhos de filogeografia evidenciaram forte estruturação genética e diversidade críptica em diversos organismos anteriormente tidos como espécies amplamente dispersas ao longo do bioma. Infelizmente essa nova camada de diversidade tende a não ser incorporada formalmente em medidas de diversidade biológica regional ou ainda em planejamentos de áreas prioritárias para a conservação, pelo fato de frequentemente não serem descritas como espécies distintas. Nesse sentido, medidas de Diversidade Filogenética (PD) e Endemismo Filogenético (PE) revelam e projetam espacialmente a singularidade evolutiva biológica, contornando as assimetrias entre a taxonomia alfa e estudos de biologia evolutiva, inserindo assim a diversidade críptica em programas de conservação. Sendo assim, um dos objetivos dessa proposta é de decifrar padrões de PE na Amazônia Brasileira, através da compilação de dados moleculares já publicados e da geração de dados novos para 16 espécies da herpetofauna. Além de revelar padrões, também pretendemos clarificar o entendimento dos processos históricos responsáveis pela diversificação da herpetofauna amazônica, realizando uma análise de filogeografia comparada para dois complexos de espécies cripticas, Chatogekko amazonicus e Loxopholis spp, através da aplicação de protocolos de sequenciamento de DNA de nova geração (ddRADseq) e análise dos dados no framework da filogeografia estatística, possibilitando assim testar de forma robusta as diversas hipóteses já propostas para explicar o surgimento e manutenção da biodiversidade amazônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMACHO, AGUSTIN; ANGILLETTA JR, MICHAEL J.; LEVY, OFIR. A Theoretical Thermal Tolerance Function for Ectothermic Animals and Its Implications for Identifying Thermal Vulnerability across Large Geographic Scales. DIVERSITY-BASEL, v. 15, n. 5, p. 14-pg., . (19/07090-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.