Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento de palmitato na expressão de pc1/3 em cultura de células de linhagem hipotalâmica

Processo: 19/00330-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Ariane Maria Zanesco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07607-8 - CMPO - Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas, AP.CEPID
Assunto(s):Linhagem celular   Palmitatos   Obesidade   Metabolismo energético   Ingestão de alimentos

Resumo

A obesidade é uma doença e um problema de saúde pública mundial que está associada a comorbidades como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e complicações cardiovasculares. A regulação da ingestão alimentar e o gasto energético se dá por populações neuronais de primeira ordem localizadas no núcleo arqueado hipotalâmico: POMC e NPY/AgPR. O pré-hormônio POMC é clivado por proteínas específicas, dentre estas a PC 1/3 e exerce função inibitória no consumo alimentar e aumento do gasto energético. Mudanças nos hábitos alimentares da população moderna estão associadas a alterações metabólicas adversas ao organismo. O palmitato é um ácido graxo saturado encontrado abundantemente em alimentos ultraprocessados, sua ingestão em excesso pode resultar em alterações e morte de neurônios hipotalâmicos, inclusive POMC, o que leva a um desequilíbrio no metabolismo energético. No presente projeto, hipotetizamos que o palmitato pode interferir na ativação de algumas vias de sinalização celular, dentre estas a via que ativa a proteína de ligação responsiva ao AMPc (CREB), uma proteína nuclear que ao ser fosforilada por PKA e/ou CaCaMK II exerce efeitos promotores de transcrição gênica. Para identificar possíveis modificações nessa via, serão realizados ensaios de expressão gênica e proteica de CaCaMK II, PKA, CREB, após o tratamento com palmitato na linhagem celular mHypoA 2/29 (CLU189). Com o objetivo de avaliar se estas proteínas modulam a expressão de PC1/3 serão utilizados inibidores destas vias em condições controle. Portanto este trabalho pretende elucidar se o palmitato induz alterações nestas vias de sinalização, além de esclarecer se estas vias atuam no processo de clivagem do pré-hormônio POMC pela enzima PC 1/3. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, NATALIA FERREIRA; JARA, CARLOS POBLETE; ZANESCO, ARIANE MARIA; DE ARAUJO, ELIANA PEREIRA. Hypothalamic Microglial Heterogeneity and Signature under High Fat Diet-Induced Inflammation. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 5, . (13/07607-8, 17/22511-8, 16/17810-3, 19/00330-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANESCO, Ariane Maria. O fator de transcrição CREB hipotalâmico é regulado por palmitato e dieta hiperlipídica. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.