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Efeitos de um currículo suplementar sobre a aprendizagem receptiva e expressiva de sentenças em crianças com próteses auditivas e implante coclear

Processo: 18/16694-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Anderson Jonas das Neves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Currículo   Controle do estímulo   Reabilitação auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle de estímulos | curriculo | deficiência auditiva pré-lingual | reabilitação auditiva | sentenças | Psicologia da Aprendizagem

Resumo

O ensino baseado em equivalência (equivalence-based instruction, EBI) tem sido efetivo para integrar habilidades de linguagem e estabelecer um repertório verbal a partir de outro. Crianças com implante coclear e leitoras aumentam a precisão da fala diante das figuras (tato) após um EBI, em função das relações de controle compartilhadas entre estímulos equivalentes, de palavras à sentenças. Os estudos com sentenças nessa população são recentes e mostraram que o ensino de algumas relações verbais, com conjunto mínimo de sentenças, promove a precisão da fala e a produtividade verbal, o que encoraja a explorar sistematicamente o potencial desse ensino na construção de um currículo. O presente projeto pretende programar um currículo de sentenças baseado no EBI (com sentenças ditadas e impressas, e figuras de cenas) e verificar os efeitos sobre os repertórios verbais de crianças com deficiência auditiva pré-lingual, usuárias de dispositivos auditivos e inseridas em programas de reabilitação auditiva. O currículo será organizado em unidades e cada unidade, em passos de ensino. O EBI incluirá o ensino direto de relações condicionais entre sentenças ditadas e figuras de cenas (pelo ensino por exclusão) e de construção de sentenças impressas sob ditado, nos passos de ensino. As relações ensinadas e derivadas, a precisão da fala no tato, o learning set e a produtividade verbal serão sistematicamente avaliados durante as unidades de ensino, por sondas dos desempenhos receptivos (seleção de estímulos), de escrita (construção) e expressivos (leitura e tato), com as sentenças ensinadas e recombinadas (intra e entre conjuntos). Sondas múltiplas serão repetidas entre as unidades e avaliarão a leitura e o tato, com todas as sentenças ensinadas e recombinadas do estudo; também, será monitorada a abstração de relações sintáticas por medidas externas e padronizadas da Prova de Consciência Sintática. Esse estudo permitirá verificar se o ensino de sucessivas unidades produzirá efeitos cumulativos sobre os repertórios verbais de sentenças, com vistas a subsidiar a implementação do currículo como atividade suplementar no serviço de reabilitação auditiva.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAS NEVES, ANDERSON JONAS; ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA; SILVA, LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: Errorless procedures and equivalence-based instruction. BEHAVIORAL INTERVENTIONS, v. N/A, p. 25-pg., . (14/50909-8, 16/09109-3, 18/16694-5)
DAS NEVES, ANDERSON JONAS; MOREIRA ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA; DO NASCIMENTO SILVA, LEANDRA TABANEZ; MORTARI MORET, ADRIANE LIMA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences. LEARNING & BEHAVIOR, v. 49, n. 2, . (19/17480-1, 14/50909-8, 16/09109-3, 18/16694-5)

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