Bolsa 19/05789-8 - Poluição atmosférica, Poluição do ar - BV FAPESP
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Sensores de baixo custo como ferramenta para reduzir a poluição do ar em creches e escolas primárias: impacto na Asma Infantil

Processo: 19/05789-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Andressa Vilas Boas Anastacio
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/09011-9 - Sensores de baixo custo como ferramenta para reduzir a poluição do ar em creches e escolas primárias - impacto na Asma Infantil, AP.R
Assunto(s):Poluição atmosférica   Poluição do ar   Qualidade do ar   Qualidade do ar interno   Sensores   Escolas   Asma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Poluição atmosférica | Saúde Pública | Ambiental

Resumo

Estudos recentes concluíram que há uma necessidade urgente de implementar estratégias para melhorar a qualidade do ar interior (QAI) nas escolas primárias/infantários. Logo, dar às escolas ferramentas de medida/alerta dos níveis de poluentes no ar para os tornar autossuficientes para reduzir a poluição do ar interior (PAI) é vital e permite a mitigação dos impactos na saúde relacionados com a poluição do ar. Portanto, o uso de sensores de baixo custo surgem como uma nova ferramenta estratégica para medir QAI nas escolas. Tanto quanto é conhecido, não há publicações sobre avaliação de QAI usando sensores de baixo custo em escolas primárias/infantários. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas para ajudar as escolas a reduzir a PAI e avaliar a eficácia na sua redução bem como do seu impacto na redução da asma infantil. Espera-se: 1) validar e calibrar sensores de baixo custo para monitorizar QAI fornecendo às escolas ferramentas para reduzir efetivamente a PAI; 2) desenvolver modelos de exposição de PAI; e 3) avaliar o impacto da redução de PAI na asma infantil, bem como fornecer um diagnóstico de asma precoce (crianças acima dos 3 anos).

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