Busca avançada
Ano de início
Entree

Vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos

Processo: 19/02829-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Acordo de Cooperação: Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO)
Pesquisador responsável:Victor Zuniga Dourado
Beneficiário:Lorena Jorge Lorenzi
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/50249-3 - Vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos, AP.R
Assunto(s):Geriatria   Ludificação   Jogos eletrônicos   Atividade física   Exercício físico   Aplicativos móveis   Qualidade de vida urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicativo | Atividade Física | gamificação | Gerontologia

Resumo

A falta de atividade física em contextos urbanos é um crescente risco para a saúde na Holanda e no Brasil. Os aplicativos de exercícios (aplicativos) são vistos como formas potenciais de aumentar a atividade física. No entanto, as aplicações de atividade física em lojas de aplicativos geralmente não possuem uma base científica. Conseqüentemente, permanece desconhecido o que as mensagens de conteúdo específico devem conter e como as mensagens podem ser personalizadas para o indivíduo. Além disso, é desconhecido como seus efeitos dependem do ambiente urbano físico em que as pessoas vivem e de características e atitudes pessoais. O projeto atual pretende obter uma visão de como a tecnologia móvel personalizada pode motivar os residentes urbanos a se tornar fisicamente ativos. Mais especificamente, pretendemos obter informações sobre a eficácia dos elementos dentro de um aplicativo de exercícios (feedback motivacional, definição de metas, mensagens individualizadas, elementos de jogo (gamificação) para tornar as pessoas mais fisicamente ativas e como a eficácia depende das características do indivíduo e a configuração urbana. Isso resulta em um aplicativo de exercícios flexíveis para cidadãos inativos com base em teorias em mineração de dados, aprendizado de máquinas, psicologia de exercícios, mudanças comportamentais e gamificação. Os sensores no telefone celular, juntamente com sensores (faróis) em espaços públicos, combinados com informações sociodemográficas e de uso do solo gerará uma enorme quantidade de dados. O projeto envolve a análise de duas maneiras. Primeiro, uma característica única do nosso projeto é que aplicamos técnicas de aprendizado de máquina / mineração de dados para otimizar a especificação do aplicativo para cada indivíduo em uma Desenho de pesquisa dinâmico e iterativo (Ensaio de Ensino Sequencial de Atribuição Múltipla (SMART), testando a efetividade de mensagens específicas com características pessoais e urbanas. Em segundo lugar, a implementação do aplicativo em São Paulo e Amsterdã nos fornecerá grandes dados sobre o uso de funcionalidades, atividade física, motivação, etc., permitindo investigar em detalhes os efeitos da tecnologia personalizada sobre o estilo de vida em diferentes contextos geográficos e culturais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LORENZI, LORENA JORGE; BELO, LETICIA FERNANDA; FROHLICH, DAVID MARK; DOURADO, VICTOR ZUNIGA; CASTRO, PAULA COSTA; GOMES, GRACE ANGELICA DE OLIVEIRA. Factors related to the adoption and adherence of physical activity mobile applications by older people: a scoping review protocol. BMJ OPEN, v. 11, n. 10, . (16/50249-3, 19/02829-9, 19/11584-0)
CASTRO, PAULA COSTA; ROMANO, LUA BONADIO; FROHLICH, DAVID; LORENZI, LORENA JORGE; CAMPOS, LUCAS BUENO; PAIXAO, ANDRESA; BET, PATRICIA; DEUTEKOM, MARIJE; KROSE, BEN; DOURADO, VICTOR ZUNIGA; et al. Tailoring digital apps to support active ageing in a low income community. PLoS One, v. 15, n. 12, . (18/19270-1, 18/05649-9, 16/50249-3, 19/02829-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.