Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação econômica e ambiental de tecnologias de baixo carbono para os setores de aço e cimento no Estado de São Paulo

Processo: 18/23439-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sergio Almeida Pacca
Beneficiário:Jhonathan Fernandes Torres de Souza
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50279-4 - Brasil Research Centre for Gas Innovation, AP.PCPE
Assunto(s):Indústria siderúrgica   Aço   Cimento   Carbono   Gases do efeito estufa   Balanço de energia   Avaliação econômica   São Paulo

Resumo

Visando evitar que a temperatura média global exceda 2°C acima dos níveis pré-industriais, as nações se comprometeram em reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através da ratificação do Acordo de Paris, fruto da 21ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre a mudança do clima (UNFCCC). O Acordo de Paris permite o protagonismo de estados e províncias em consonância com as metas nacionais. No Estado de São Paulo, as emissões do setor industrial são expressivas, representando 15% do total em 2005, valor que sobe para 32% quando se incorpora o consumo energético aos processos industriais. O presente projeto de pesquisa visa propor cenários de baixo carbono para o setor de siderurgia e de cimento, que correspondia a 53% das emissões do setor industrial em São Paulo em 2005. Os cenários terão como base o ano de 2014 e serão projetados até 2050 através de um modelo macroeconômico integrado ao Projeto 2014/50279-4: "Inventário brasileiro de gases de efeito estufa e cenários para a redução das emissões relacionadas ao gás natural" do Research Center for Gas Innovation (RCGI). A análise será conduzida com o Long-range Energy Alternative Planning System (LEAP), modelo de simulação de cenários energéticos, que retornará resultados para o balanço energético (oferta e demanda de energia), de emissões de GEE e dos custos associados às tecnologias de baixo carbono. As entradas e saídas do LEAP estarão conectadas a outros modelos dentro do grupo do RCGI, e os resultados poderão dar apoio aos tomadores de decisão na formulação de políticas de mitigação de GEE para o setor industrial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES DE SOUZA, JHONATHAN FERNANDES; PACCA, SERGIO A. Carbon reduction potential and costs through circular bioeconomy in the Brazilian steel industry. RESOURCES CONSERVATION AND RECYCLING, v. 169, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.
REIS, DANIEL COSTA; QUATTRONE, MARCO; SOUZA, JHONATHAN F. T.; PUNHAGUI, KATIA R. G.; PACCA, SERGIO A.; JOHN, VANDERLEY M. Potential CO2 reduction and uptake due to industrialization and efficient cement use in Brazil by 2050. JOURNAL OF INDUSTRIAL ECOLOGY, v. 25, n. 2, SI APR 2021. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.