Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização assintótica de arranjos de enlaces em sistemas sem fio de gerações avançadas

Processo: 18/25009-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:José Cândido Silveira Santos Filho
Beneficiário:Francisco Raimundo Albuquerque Parente
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicações sem fio   Comportamento assintótico   Análise assintótica

Resumo

Em sistemas de comunicação sem fio, o canal entre transmissor e receptor está sujeito a flutuações aleatórias de amplitude e fase. Esse fenômeno é conhecido como desvanecimento. Para modelar o canal de desvanecimento, distribuições estatísticas como Rayleigh, Rice, Hoyt, Nakagami-m e Weibull têm sido amplamente usadas na literatura. No entanto, com o intuito de atender à crescente demanda por serviços de dados, torna-se necessário empregar uma descrição mais versátil e realista do canal sem fio. Nesse sentido, é mais adequado o uso de distribuições generalizadas de desvanecimento, como α-μ, η-μ, κ-μ, por exemplo. Sabe-se que o fenômeno de desvanecimento prejudica o desempenho dos sistemas sem fio, degradando métricas primordiais como taxa de erro de bit e probabilidade de indisponibilidade. Essas métricas aparecem em termos das mais diversas combinações - somas, produtos, máximos, mínimos, médias harmônicas, dentre outras - dos enlaces sem fio que compõem o sistema. Isso depende de como os enlaces estão arranjados, bem como do protocolo de comunicação empregado em cada enlace. Entretanto, a análise estatística de tais arranjos é tipicamente complicada, quando não inviável. E essa dificuldade aumenta em sistemas de gerações avançadas, para os quais estão previstos arranjos complexos de enlaces sem fio cooperativos, ajustados cognitiva e dinamicamente, com múltiplas rotas de múltiplos nós retransmissores conectando fonte a destino. Neste projeto de pesquisa, pretendemos desenvolver um arcabouço analítico geral para caracterizar o comportamento assintótico de diferentes tipos de arranjos de enlaces sem fio que compõem sistemas de comunicação de gerações avançadas. A caracterização assintótica permite contornar as dificuldades inerentes ao tratamento estatístico exato, ao mesmo tempo em que garante uma excelente aproximação para regimes práticos de operação dos sistemas, de média a alta relação sinal-ruído. A proposta abrange modelos generalizados de desvanecimento, bem como arranjos possivelmente correlacionados entre si, algo bastante plausível em tecnologias emergentes com uso massivo de transmissões e recepções múltiplas. Além disso, com base na caracterização analítica desenvolvida, pretendemos elaborar critérios ótimos de alocação de recursos para os diversos arranjos de enlace investigados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA GARCIA, FERNANDO DARIO; ALBUQUERQUE PARENTE, FRANCISCO RAIMUNDO; FRAIDENRAICH, GUSTAVO; SILVEIRA SANTOS FILHO, JOSE CANDIDO. ight Exact Expressions for the Sum of Weibull Random Variable. IEEE WIRELESS COMMUNICATIONS LETTERS, v. 10, n. 11, p. 2445-2449, . (18/25009-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.