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Análise de políticas públicas de distribuição de livros didáticos: financiamento, produção e distribuição na Alemanha

Processo: 19/01725-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 30 de abril de 2019
Vigência (Término): 29 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Jose Gilberto de Souza
Beneficiário:Gabriel Pinto de Bairro
Supervisor: Timo Sedelmeier
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:18/05527-0 - A geografia da produção didática brasileira e alemã: o estado, os programas de financiamento de livros e a acessibilidade ao material didático, BP.IC
Assunto(s):Educação   Ensino de geografia   Livro didático   Financiamento da educação   Políticas públicas   Alemanha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | financiamento educacional | livro didático | Produção didática na Alemanha | Educação em geografia

Resumo

O projeto de Bolsa Estágio no Exterior (BEPE) doravante apresentado refere-se à necessidade da obtenção e análise de informações a respeito da estruturação dos programas de livros didáticos na Alemanha, na tentativa de estabelecer relações analíticas com os programas de distribuição de materiais didáticos no Brasil. A partir de uma política federalista, a Alemanha atribui linhas gerais em educação para pautar suas políticas públicas educacionais. Entretanto, no tocante à distribuição de livros, cada estado da federação alemã define suas diretrizes para adotar métodos mais ou menos parecidos com a política central do Estado alemão. A possibilidade de obtenção dos dados acerca do financiamento, produção e distribuição de livros didáticos neste país, bem como o entendimento in loco das relações estabelecidas no território alemão entre os estados da federação alemã poderão proporcionar indícios para realização de comparações analíticas frente ao Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), realizado desde 1985 em sua atual concepção no Brasil. (AU)

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