Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da especiação de selênio no antagonismo de selênio e metais tóxicos em cogumelos enriquecidos com selênio

Processo: 19/00663-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de julho de 2019
Vigência (Término): 09 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Juliana Naozuka
Beneficiário:Aline Pereira de Oliveira
Supervisor: Julio A Landero Figueroa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Cincinnati, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/05009-7 - Avaliação do antagonismo entre selênio e elementos tóxicos em cogumelos: enriquecimento e remediação, BP.DR
Assunto(s):Especiação química   Metais tóxicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antagonism | chemical speciation | enrichment | Mushrooms | selenium | toxic metals | Especiação Química

Resumo

O consumo de cogumelos comestíveis é atualmente um recuso nutricional pouco utilizado, que tem potencial para aumentar a qualidade nutricional de grandes populações a custo marginal. Devido à possível presença de selênio (Se) em sua composição e sendo bioacumuladores de metais e metalóides, os cogumelos têm sido objeto de estudos voltados ao enriquecimento com Se para consumo humano. Os cogumelos também são de interesse em pesquisas envolvendo a biorremediação, devido à alta capacidade de acumular elementos tóxicos presentes no substrato de cultivo. Adicionalmente, o Se pode remediar a contaminação de cogumelos com metais pesados, promovendo uma diminuição na absorção ou eliminação de elementos tóxicos, tais como Hg e Cd. Estas observações são promissoras no que diz respeito a utilização dos cogumelos como um alimento interessante e útil para ser adicionado a uma dieta saudável. Entretanto, nos aspectos moleculares e metabólicos relacionados ao antagonismo entre diferentes espécies de Se com metais tóxicos, assim como as espécies formadas após o enriquecimento ou remediação, são necessários conhecimentos especialmente sobre a especiação química elementar antes que o consumo humano seja seguramente recomendado. Portanto, este projeto tem como objetivo realizar estudos de especiação química de Se para avaliar o metabolismo e as biotransformações de diferentes espécies de Se em shimeji branco (Pleurotus ostreatus) e cogumelo salmão (Pleurotus djamor). Essa caracterização do metabolismo do Se ajudará a entender a relação sinérgica entre o Se e elementos tóxicos e o papel protetor do Se contra a toxicidade do cádmio (Cd), mercúrio (Hg) e chumbo (Pb). Para isso, cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (LC-ICP-MS) como métodos de separação e detecção será desenvolvido, validado e implementado. Para esta extração múltipla, serão desenvolvidos e/ou adaptados métodos para identificação de espécies de Se, tais como como seleno-aminoácidos e espécies inorgânicas de Se. O teor total de Se e as diferentes formas químicas do Se serão monitorados como forma de avaliar a eficácia do enriquecimento de Se dos cogumelos comestíveis com Se(IV) e Se(VI) adicionado ao meio de cultivo do ponto de vista nutricional e a bioconversão de espécies de Se no efeito protetor contra elementos tóxicos para fins de biorremediação ambiental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE P. OLIVEIRA; JULIANA NAOZUKA. ENRIQUECIMENTO ELEMENTAR POR MEIO DE CULTIVO: PLANTAS E COGUMELOS. Química Nova, v. 43, n. 9, p. 1277-1293, . (19/00663-6, 17/05009-7, 15/15510-0, 15/01128-6)
DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; NAOZUKA, JULIANA; FIGUEROA, JULIO ALBERTO LANDERO. Feasibility study for mercury remediation by selenium competition in Pleurotus mushrooms. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 451, p. 12-pg., . (19/00663-6, 17/05009-7, 18/06332-9)
LANA DIAS, SAPHIRE DE SOUZA; DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; GAUBEUR, IVANISE; NOMURA, CASSIANA SEIMI; NAOZUKA, JULIANA. Optimization of the Protein Sequential Extraction for Quantitative Determination of Albumins, Globulins, Prolamins and Glutelins in Edible Mushrooms. BRAZILIAN JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 10, n. 40, p. 11-pg., . (19/00663-6, 21/14125-6, 17/05009-7, 18/06332-9)
DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; SANTOS PEREIRA NODA, CAIQUE MATHEUS; NAOZUKA, JULIANA. Accumulation and Fractionation of Iron and Copper in Urban and Rural Soil from Brazilian City. BRAZILIAN JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 6, n. 25, p. 13-23, . (18/06332-9, 17/05009-7, 19/00663-6, 15/01128-6, 15/15510-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.