Bolsa 18/19513-1 - Redes oportunistas, Infraestrutura de rede - BV FAPESP
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Servidor Clickideia offline 3.0 (SCO3 - Servidor Clickideia Offline) com atualizações educacionais automáticas de conteúdo e ferramentas através de redes oportunísticas em áreas sem ou com acesso limitado a internet

Processo: 18/19513-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Mário Lôbo de Souza Neto
Beneficiário:Matheus Ferraroni Sanches
Vinculado ao auxílio:16/10190-0 - Servidor off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, AP.PIPE
Assunto(s):Redes oportunistas   Infraestrutura de rede   Internet   Acesso à internet   Plataformas de ensino e aprendizagem   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Redes Oportunistas | Redes oportunísticas

Resumo

A falta de infraestrutura nas escolas públicas do Estado de São Paulo, especialmente aquelas localizadas em áreas remotas, ou seja, longe dos centros urbanos, contribui para o não exercício do direito constitucional à educação de qualidade. Embora o Censo Estudantil / INEP 2014 mostre que há 90% (5.113) de escolas públicas de São Paulo com rede de internet e 78% (4.439) com internet de banda larga, sabe-se que o uso de internet e sistemas de informática se limita a áreas administrativas dessas escolas. O uso por professores e alunos é insignificante, pois a infraestrutura em sala de aula e laboratórios não suporta a demanda por conexões simultâneas. No entanto, existem áreas no Estado de São Paulo e no Brasil, que não possuem uma infraestrutura de telecomunicações estável. Garantir que a infraestrutura necessária para a internet chegar e ser distribuída em computadores nas escolas é um processo altamente custoso e demorado. Além disso, uma rede de comunicação robusta é necessária para o uso contínuo e simultâneo de soluções de tecnologia web. A Clickideia, é uma empresa com mais de 15 anos de história, pioneira na criação de soluções para o uso eficiente da tecnologia na educação, desenvolveu uma solução alternativa intitulada Offline Clickideia Server, ou SCO, independente da conexão com a internet, mas ainda dependente uma rede local interna (LAN). Apesar do fato de que a SCO supera o problema de conexão com a internet, outras dificuldades ainda estão presentes. Por exemplo, é necessária uma rede interna adequadamente configurada para que o SCO atual possa ser acessado nos computadores da escola. No entanto, a SCO é limitada, ou seja, existem apenas conteúdos educacionais feitos pela empresa Clickideia, ou seja, exclui as ferramentas pedagógicas devido à incompatibilidade técnica do código-fonte do sistema online. Além disso, é necessária a presença de especialistas técnicos para atualizar a SCO. Propõe-se neste projeto a criação de um paradigma de comunicação capaz de recolher e divulgar conteúdos em áreas onde o acesso a redes infraestruturas é limitado ou inexistente. Além disso, os dados gerados pela navegação dos usuários das escolas serão capturados e transportados para um local com acesso à internet, onde esses dados serão transmitidos para o sistema central de servidores da empresa. Sempre que a conexão com a internet não estiver funcionando, a atualização de conteúdo e ferramentas acontecerá por meio de redes oportunistas, ou seja, compostas por dispositivos móveis inteligentes, ou outros dispositivos com poder de processamento e comunicação. Essa tecnologia será atualizada automaticamente, independentemente de como a conexão de rede esteja. Somado a isso, o novo SCO, ou SCO3, terá o mesmo comportamento sistêmico para o Portal online. Isso resulta em impactos diretos ou indiretos no processo de ensino e aprendizagem da comunidade escolar. Por exemplo, uma escola que não existe biblioteca poderia atenuar essa deficiência com o acesso à internet. No entanto, é importante notar que o simples acesso à internet não garante a qualidade do conteúdo a que seus alunos estão expostos. Por outro lado, o conteúdo do Clickideia é conhecido por sua qualidade e confiabilidade. O projeto também representa uma redução nos custos da educação pública. Por falta de infraestrutura básica ou básica, a Secretaria de Educação promove a centralização do ensino, deslocando os alunos e também os professores para regiões distantes de suas comunidades. (AU)

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