Bolsa 18/18291-5 - Sistemas distribuídos, Rede de comunicação - BV FAPESP
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Servidor off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas

Processo: 18/18291-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Mário Lôbo de Souza Neto
Beneficiário:Aissa Hadj Mohamed
Vinculado ao auxílio:16/10190-0 - Servidor off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, AP.PIPE
Assunto(s):Sistemas distribuídos   Rede de comunicação   Infraestrutura de rede   Internet   Acesso à internet   Plataformas de ensino e aprendizagem   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:paradigma de comunicação confiável | Rede de Comunicação | Servidor Clickideia Offline | Sistemas Distribuídos

Resumo

A carência de infraestrutura nas escolas públicas do estado e municípios de São Paulo, principalmente aquelas situadas em regiões afastadas dos centros urbanos, contribui para o não exercício do direito à educação de qualidade. Apesar do Censo Escolar/INEP 2014, mostrar que 90% (5.113) das escolas públicas estaduais de São Paulo possuem internet e 78% (4.439) possuem banda larga, sabe-se que o uso da internet e sistemas computacionais é amplamente difundido nas áreas administrativas das escolas. Já a utilização por parte dos docentes e discentes é ínfima, visto que a infraestrutura presente nas salas de aula e/ou laboratórios não comporta a demanda de conexões simultâneas dos professores e alunos. Não obstante, há áreas no Estado de São Paulo, e no Brasil como um todo, que carece de uma estrutura de telecomunicações estável. Garantir a infraestrutura necessária para que a internet chegue e seja distribuída nos computadores das escolas é um processo altamente custoso e demorado. Ademais, sabe-se que para o uso contínuo e simultâneo de soluções tecnológicas web é necessária uma rede de comunicação robusta. A Clickideia, empresa com mais de 15 anos de história foi pioneira na criação de soluções para o bom uso da tecnologia na educação [Anexo A] e desenvolveu uma solução alternativa intitulada de Servidor Clickideia Offline, ou SCO, a qual é independente da conexão com a internet mas é dependente de uma rede local interna (LAN). Apesar do SCO superar a problemática da conexão com a internet, outros obstáculos ficaram evidentes. Por exemplo, é necessário que a escola tenha uma rede interna devidamente configurada para que o atual SCO seja acessado. Não obstante, o SCO é limitado apenas aos conteúdos do Portal Clickideia, ou seja, as ferramentas pedagógicas de apoio a sala de aula não compõem o Sistema Offline, devido a incompatibilidade técnica do código-fonte do Sistema Online. Além do mais, é necessário a presença de técnicos especializados para a atualização do SCO. Um comparativo mais detalhado pode ser encontrado no Anexo B desse documento. Propõe-se nesse projeto, a criação de um paradigma de comunicação confiável capaz de coletar e disseminar os conteúdos em regiões onde o acesso a redes infraestruturadas é limitado ou inexistente. Além disso, os dados de navegação gerados dentro da escola serão capturados e transportados até um local com internet para realizar a transmissão para a base central do sistema da empresa. Nos casos de inoperabilidade da internet, a atualização desses conteúdos e ferramentas deverá ser através das redes oportunísticas, compostas por dispositivos móveis inteligentes com capacidade de processamento e comunicação. Essa tecnologia tornará a atualização automática independente da conexão à rede. Somado a isso, o novo SCO, ou SCO3, terá o mesmo comportamento sistêmico idêntico ao Portal Online. Isso se traduz em impactos diretos ou indiretos no processo de ensino e aprendizagem da comunidade escolar. Por exemplo, uma escola que não tem biblioteca, poderia amenizar essa carência com o acesso à internet. Porém, é importante ressaltar que o simples acesso à internet não garante a qualidade dos conteúdos aos quais seus alunos são expostos. Por outro lado, os conteúdos da Clickideia são reconhecidamente confiáveis e de qualidade. O projeto representa ainda uma diminuição dos custos com a educação pública pelas secretarias de educação que, devido à falta de infraestrutura elementar ou básica, promovem a nucleação do ensino, deslocando seus alunos para regiões distantes de suas comunidades. (AU)

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