Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutenção de links na web semântica

Processo: 18/14199-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Julio Cesar dos Reis
Beneficiário:André Gomes Regino
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02325-5 - EvOLoD: evolução de dados interconectados na Web Semântica, AP.JP
Assunto(s):Web semântica   Linked data   Repositórios digitais   Resource Description Framework (RDF)

Resumo

Conexões entre elementos de dados descritos via modelo RDF estão no centro da Web Semântica. O crescente número de dados estruturados publicados em repositórios RDF confirma a real potencialidade do espaço de dados global proposto pela visão da Web Semântica. Usualmente, as conexões são determinadas a partir de algoritmos semiautomáticos de casamento de instâncias por meio de métodos de cálculo de similaridade. Atualmente há uma massa enorme de dados interconectados que exige métodos e ferramentas automáticas para lidar com sua consistência. Embora a implementação de operações de mudança em conjuntos de dados RDF seja essencial para garantir a evolução de dados estruturados, tais operações podem influenciar os links estabelecidos, o que dificulta a consistência das conexões de dados ao longo do tempo. Este projeto de pesquisa objetiva investigar novos métodos e algoritmos capazes de efetuar correções em conexões entre dados estruturados (organizados segundo ontologias) conforme a evolução de propriedades ontológicas. Isso envolve projetar técnicas e formalizar operações de mudanças sobre as ontologias e sobre ligações entre instâncias de conceitos de ontologias, assim como determinar regras necessárias para a execução das operações. A contribuição esperada é o design e desenvolvimento de um método automático que, apoiado por operações de mudanças em bases RDF, aplica ações de adaptações sobre links. Resultados permitirão manter as conexões estabelecidas atualizadas de acordo com operações de evolução de conceitos das bases de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGINO, ANDRE GOMES; DOS REIS, JULIO CESAR; BONACIN, RODRIGO; MORSHED, AHSAN; SELLIS, TIMOS; CORCHO, OSCAR. Link maintenance for integrity in linked open data evolution: Literature survey and open challenges. SEMANTIC WEB, v. 12, n. 3, p. 517-541, . (13/08293-7, 18/08082-0, 18/14199-7, 17/02325-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REGINO, André Gomes. Link maintenance in the semantic web. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.