Bolsa 19/02928-7 - Química ambiental, Estrutura molecular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Líquidos iônicos (LIs) recicláveis na dissolução e regeneração de celulose: relação estrutura molecular/desempenho, e propriedades da celulose regenerada

Processo: 19/02928-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Omar Abou El Seoud
Beneficiário:Marcella Teixeira Dignani
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/22136-4 - Uso de solventes verdes e suas misturas na otimização de processos químicos, AP.TEM
Assunto(s):Química ambiental   Estrutura molecular   Líquidos iônicos   Celulose   Calorimetria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dissolução celulose | Líquidos iônicos recicláveis | Solvatochromismo | Química Ambiental

Resumo

Coordenado pelo Prof. Dr. Omar A. El Seoud-IQ-USPEste Projeto Temático tem por objetivo a racionalização, em termos moleculares, das interações entre solutos e solventes puros ou suas misturas binárias e a aplicação deste conhecimento na melhoria de processos químicos de interesse. Serão usados preferencialmente solventes verdes com baixo impacto ambiental; estão incluídos, por exemplo, a água, ésteres do ácido carbônico e líquidos iônicos. Entre os objetivos do projeto destacamos a determinação dos efeitos da estrutura de líquidos iônicos e solventes moleculares, bem como da composição de misturas destes, sobre sua capacidade de solubilizar celulose e controlar a sua derivatização em termos de grau de substituição e regiosseletividade do produto. Pelo emprego de solventes adequados pretende-se aumentar a eficiência de emissão de reações quimiluminescentes com relevância analítica, e a fabricação de nanocompósitos celulósicos. Os solventes adequados para certa aplicação serão escolhidos a partir de suas propriedades macroscópicas e microscópicas. Os parâmetros microscópicos serão determinados através de estudo do comportamento solvatocrômico de corantes naturais, semissintéticos e sintéticos nos meios em questão. As grandezas termodinâmicas da interação entre o soluto e o meio serão determinadas por calorimetria de titulação isotérmica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIONI, THAIS A.; DE OLIVEIRA, MAYARA L.; DIGNANI, MARCELLA T.; EL SEOUD, OMAR A.. Understanding the efficiency of ionic liquids-DMSO as solvents for carbohydrates: use of solvatochromic- and related physicochemical properties. NEW JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 44, n. 35, p. 14906-14914, . (19/02928-7, 14/22136-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.