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Altas habilidades/superdotação na educação infantil: um estudo de caso

Processo: 18/25122-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Paula Paulino Braz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação especial   Desenvolvimento intelectual   Identificação   Superdotados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Educação Especial | Educação Infantil | Identificacao | Superdotação | Educação Especial

Resumo

A precocidade é percebida quando uma criança apresenta determinada(s) habilidade(s) desenvolvida(s) prematuramente, em qualquer área de domínio. Entretanto, há controvérsias quanto à permanência do potencial na adultez e, mesmo, se ela pode ser configurada como altas habilidades/superdotação na fase infantil. Este estudo configura-se como exploratório, de natureza qualitativa, com um estudo de caso único. Os objetivos são: a) indicar os possíveis indicadores de altas habilidades/superdotação em um(a) aluno(a) Educação Infantil de uma escola do interior paulista; b) Aplicar um instrumento de identificação de altas habilidades/superdotação ao professor e ao responsável da criança, para fim de nomeação do aluno(a); c) Analisar se os instrumentos aplicados para o reconhecimento de indicadores de altas habilidades/superdotação são eficientes em crianças da educação infantil; d) Identificar em qual(is) área(s) o(a) aluno(a) se destaca; e) Planejar e aplicar situações de aprendizagem baseadas nos pressupostos teóricos de Joseph S. Renzulli, com atividades de enriquecimento, que atenda aos interesses do (a) aluno (a) indicado; f) Construir, no final da pesquisa, um parecer pedagógico do(a) aluno(a) e entrega-lo aos seus responsáveis legais e à direção da escola. Os participantes serão: um aluno(a) da Educação Infantil, entre 3 a 5 anos, seu professor(a) e seu responsável. Para isso, contará com uso de instrumentos para a identificação de altas habilidades/superdotação em crianças da Educação Infantil e intervenção com atividades de enriquecimento.

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