Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de dispositivo kill switch foto-ativado para biocontenção de microrganismos geneticamente modificados

Processo: 18/24733-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Danielle Biscaro Pedrolli
Beneficiário:Victor Nunes de Jesus
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia sintética   Endonucleases   CRISPR-Cas9   Regulação da expressão gênica

Resumo

Desde os primórdios da engenheira genética, por volta de 1973, a comunidade cientifica vem se questionando sobre quais seriam os limites da aplicação dessa tecnologia. Atualmente, com a biologia sintética, surge a ideia de se utilizar as células como máquinas biológicas capazes de sentir, processar e responder de forma programada a uma determinada situação. Porém, essa mudança de paradigma, que passa da utilização de células como biofábricas restritas a um ambiente fechado (como um biorreator, por exemplo) para a visão de pequenos dispositivos dinâmicos, que podem interagir com o meio ambiente ou com o corpo humano, cria a necessidade da utilização de um sistema de alta eficiência e bem caracterizado para sua biocontenção, de forma a evitar o espalhamento do DNA recombinante para o meio ambiente. Para os sistemas atuais, que são usados em reatores biológicos, soluções como auxotrofia vinham apresentando ótimos resultados, entretanto para aplicações fora do reator, essa opção pode ser facilmente superada por mecanismos evolutivos (como mutações e transferência horizontal), além de não resolverem o problema da dispersão de material genético recombinante. Dentre as alternativas existentes atualmente, os kill switches baseados em nucleases se destacam por serem altamente eficazes, a ponto de serem tóxicos para as células, o que pode inviabilizar sua aplicação. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo construir e caracterizar um circuito utilizando a endonuclease Cas9 associada a domínios foto-ativáveis negative magnet (nMag) e positive Magnet (pMag) como uma alternativa de kill switch baseado em nuclease para aplicação fora do bioreator.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZOCCA, VITORIA FERNANDA BERTOLAZZI; CORREA, GRACIELY GOMES; LINS, MILCA RACHEL DA COSTA RIBEIRO; DE JESUS, VICTOR NUNES; TAVARES, LEONARDO FERRO; AMORIM, LAURA ARAUJO DA SILVA; KUNDLATSCH, GUILHERME ENGELBERTO; PEDROLLI, DANIELLE BISCARO. The CRISPR toolbox for the gram-positive model bacterium Bacillus subtilis. CRITICAL REVIEWS IN BIOTECHNOLOGY, . (18/24733-0, 14/17564-7, 20/16058-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.