Bolsa 18/23462-3 - Fonoaudiologia, Transtorno do espectro autista - BV FAPESP
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Habilidades de atenção conjunta e de uso de símbolos, nos diferentes tipos de parceiros pelo protocolo SCERTS no domínio de comunicação social (SC), no transtorno do espectro Autista- TEA

Processo: 18/23462-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Rebeca Nascimento Iamarino
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Transtorno do espectro autista   Linguagem   Comunicação social   Inventário de personalidade   Análise de dados   Estudos transversais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Social | Fonoaudiologia | Linguagem | Scerts | Transtorno do Espectro Autista | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Fonoaudiologia

Resumo

O estudo da comunicação social pelo protocolo SCERTS" abrange duas habilidades: atenção conjunta e uso de símbolos, sendo respectivamente, a capacidade de coordenar o próprio olhar com o da outra pessoa para apreender e compartilhar conhecimentos, e o uso de gestos que permitem que a criança faça solicitações e mostre seus interesses. Além disso, envolve diferentes graus de autismo que são classificados em parceiros: parceiro social (estágio pré-verbal), parceiro de linguagem (estágio de aquisição de linguagem simbólica) e parceiro de comunicação (estagio mais avançado, com aquisição da conversa), sendo avaliado de acordo com seus comportamentos relacionados a atenção conjunta ou ao uso de símbolos. Objetivo - Analisar as habilidades de atenção conjunta e de uso de símbolos, nos diferentes tipos de parceiros (social, de linguagem e de comunicação) pelo protocolo SCERTS no domínio de Comunicação Social (SC), no Transtorno do Espectro Autista - TEA.Método - O projeto diz respeito a um estudo descritivo de corte transversal, através de uma analise dos dados do departamento de fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. A amostra é composta por 40 indivíduos diagnosticados por equipe multiprofissional com Transtorno do Espectro Autista (DSM-5; APA, 2014), sendo 09 do sexo feminino e 31 do sexo masculino e com idades, na época da avaliação, entre 26 e 124 meses. A analise será realizada com base nas pontuações percentuais de Atenção Conjunta e Uso de Símbolos, por cada tipo de parceiro, considerando as seguintes variáveis: sexo, idade, resultado do ABC (Inventário de Comportamentos Autísticos - ABC/ICA (Krug et al., 1993; traduzido e adaptado por Marteleto, Pedromônico, 2005)), do ADL (Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem Menezes,2004)), do Vineland (escala de comportamentos adaptativos (SPARROW; BALLA; CICCHETI, 1984)), da avaliação do Nível Intelectual (WPPSI-R (Wechsler,2013)) e a escolaridade do responsável.

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