Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da osseointegração de implantes ACQUA em ratos com comprometimento sistêmico

Processo: 18/01610-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 05 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Beneficiário:Felipe Eduardo Pinotti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ósseointegração   Diabetes mellitus   Implantodontia   Nicotina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes | nicotina | osseointegração | superfície de implantes | Implantodontia

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de uma superfície modificada por jateamento e ataque ácido e mantida em solução isotônica (Superfície Hidrofílica) em comparação a uma superfície usinada) sobre a osseointegração de implantes em animais com comprometimento sistêmico. Serão utilizados 128 ratos que serão divididos em 2 estudos. No primeiro estudo serão utilizados 64 ratos, que serão divididos em 4 grupos com 16 animais cada, e avaliados em dois períodos experimentais (15 e 45 dias), com 8 animais em cada grupo. Os grupos serão divididos de acordo com o tipo de implante que será instalado na tíbia dos animais e a condição sistêmica dos mesmos: Grupo Hidrofílico/Saudável; Grupo Hidrofílico/Diabético; Grupo Usinado/Saudável; Grupo Usinado/Diabético;. No segundo estudo serão utilizados 64 ratos, que serão divididos em 4 grupos com 16 animais em cada, e que serão avaliados em dois períodos experimentais (15 e 45 dias), com 8 animais em cada grupo. Os grupos serão divididos de acordo com o tipo de implante que será instalado na tíbia dos animais e a condição sistêmica dos mesmos: Grupo Hidrofílico/Saudável, Grupo Hidrofílico/Nicotina, Grupo Usinado/Saudável e Grupo Usinado/Nicotina. Em ambos os trabalhos serão realizadas análises: biomecânicas (contra torque de remoção dos implantes), histométricas (avaliação do contato do osso com os implantes e da área de formação óssea entre as roscas), análise de formação óssea (fluorocromos-Calceína e Alizarina), microtomográfica (avaliação da área óssea ao redor dos implantes), Análise proteômica para avaliar a expressão proteína de possíveis vias de sinalização e imuno-histoquímica (expressão da proteína morfogênica óssea 2 (BMP-2), da fosfatase alcalina (AP) e da osteocalcina (OCN).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE EDUARDO PINOTTI; MAURICIO ANDRÉS TINAJERO ARON; GUILHERME JOSÉ PIMENTEL LOPES DE OLIVEIRA; ELCIO MARCANTONIO JUNIOR; ROSEMARY ADRIANA CHIÉRICI MARCANTONIO. Implants with hydrophilic surfaces equalize the osseointegration of implants in normo- and hyperglycaemic rats. Brazilian Dental Journal, v. 33, n. 6, p. 71-77, . (18/01610-0)
FELIPE EDUARDO PINOTTI; MAURÍCIO ANDRÉS TINAJERO ARONI; GUILHERME JOSÉ PIMENTEL LOPES DE OLIVEIRA; BRUNO LUÍS GRACILIANO SILVA; ELCIO MARCANTONIO JUNIOR; ROSEMARY ADRIANA CHIÉRICI MARCANTONIO. Osseointegration of implants with superhydrophilic surfaces in rats with high serum levels of nicotine. Brazilian Dental Journal, v. 34, n. 2, p. 105-112, . (18/01610-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINOTTI, Felipe Eduardo. Avaliação da osseointegração de implantes com superfície hidrofílica em ratos com comprometimento sistêmico. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.