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A coparentalidade contribui para manter uma atuação parental saudável? Investigando a relação entre coparentalidade e Burnout parental

Processo: 18/23510-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Caroline dos Santos Spindola
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Parentalidade   Coparentalidade   Estresse psicológico   Análise de dados   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Burnout parental | Coparentalidade | Desenvolvimento Adulto | estresse parental | Estudo correlacional | Coparentalidade

Resumo

As demandas constantes para lidar com as responsabilidades parentais podem resultar em estresse intenso e crônico. O risco de maltratar os filhos é maior entre pais em estado de exaustão, reconhecido, agora, como Burnout parental. Portanto, é importante identificar condições e habilidades que ajudem os pais a lidar com o estresse parental ao longo dos muitos anos de esforço que são necessários para criar seus filhos. Uma fonte potencial de suporte para os pais é o outro pai da criança, mesmo que não residem juntos. Os pais costumam interagir um com o outro para tomar decisões sobre como criar o filho, sendo que estas trocas constituem a relação coparental. No estudo proposto, com delineamento descritivo e correlacional, será investigada a influência da qualidade da relação coparental sobre a percepção de Burnout parental. Serão aplicadas a Escala de Relação Coparental e o Inventário de Burnout Parental em uma amostra de 70 pais e mães, que residem com pelo menos um filho com idade para frequentar o Ensino Infantil ou Ensino Fundamental I. Para a análise de dados, primeiro, será verificada a normalidade da distribuição de escores obtidos em cada instrumento, para determinar se devem ser usados procedimentos paramétricos ou não-paramétricos de análise de dados. Serão examinadas a força e a direção da relação entre os escores totais e fatoriais dos dois instrumentos, usando a correlação de Pearson ou de Spearman (para dados com distribuição paramétrica ou não paramétrica, respectivamente). Uma relação negativa entre esses construtos indicará que pesquisadores devem avaliar os efeitos de programas para fortalecer a relação coparental sobre a probabilidade de os pais maltratarem ou abandonarem seus filhos.

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