Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um nariz eletrônico para determinação do grau de maturação de cachaças envelhecidas

Processo: 18/21719-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 06 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:André Ricardo Alcarde
Beneficiário:Giovanni Casagrande Silvello
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Inovação   Cachaça   Nariz eletrônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cachaça | Envelhecimento em barril | Grau de maturação | Inovação | nariz eletrônico | Tecnologia Disruptiva | Tecnologia de Bebidas Destiladas

Resumo

Para agregar qualidade à cachaça torna-se fundamental o envelhecimento em barris de madeira a fim de ampliar o perfil químico e sensorial. A determinação do grau de maturação do destilado é influenciada por diversos fatores, nos quais se destacam em importância: a espécie de madeira usada na fabricação do barril, a aplicação ou o grau de queima interna da madeira, o número de usos do barril e o tempo de envelhecimento. O grau de maturação do destilado pode ser determinado usando a concentração e as relações entre os compostos fenólicos marcadores de envelhecimento extraídos da madeira do barril. Esta determinação depende atualmente de análises cromatográficas custosas, o que inviabiliza o acompanhamento frequente da evolução do grau de maturação. O desenvolvimento de um nariz eletrônico, equipamento composto por conjunto de sensores de gases, microcontrolador e algoritmo de classificação, pode viabilizar econômica e operacionalmente o monitoramento do processo de envelhecimento da cachaça para a indústria de bebidas, para produtores e laboratórios pequenos. O objetivo desse estudo é caracterizar o processo de envelhecimento de cachaça a partir de um nariz eletrônico, correlacionando as leituras deste com mecanismos de degradação da lignina durante a maturação da bebida em tonéis de madeiras. Serão estudadas cachaças envelhecidas por até 60 meses em barris de diferentes espécies de madeira (carvalhos e tropicais), sem ou com queima interna (em diferentes intensidades) e diversas condições de uso (novo, segundo uso e extenso uso). A avaliação será baseada em análises de compostos marcadores de envelhecimento (derivados da degradação da lignina) por CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) e obtenção do espectro de leitura das amostras obtidos pelo conjunto de sensores do protótipo do nariz eletrônico. Espera-se desenvolver metodologia inovadora para a determinação do grau de envelhecimento da cachaça, em função de leitura de diferentes sensores, análise multivariada e algoritmo de rede neural artificial, que possa ser transformada em um produto comercial para atender às necessidades de produtores e centros de pesquisa que buscam controle do padrão de qualidade da cachaça envelhecida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANNI CASAGRANDE SILVELLO; ALEX DA SILVA ALVES; ANDRÉ RICARDO ALCARDE. Integrated technology roadmapping in startups: a case study of an AgTech in the Cachaça industry. Scientia Agricola, v. 78, n. 5, . (18/21719-7)
SILVELLO, GIOVANNI CASAGRANDE; ALVES, ALEX DA SILVA; ALCARDE, ANDRE RICARDO. Integrated technology roadmapping in startups: a case study of an AgTech in the Cachaca industry. CIENTIA AGRICOL, v. 78, n. 5, p. 13-pg., . (18/21719-7)
SILVELLO, GIOVANNI CASAGRANDE; BORTOLETTO, ALINE MARQUES; DE CASTRO, MARIANA COSTA; ALCARDE, ANDRE RICARDO. New approach for barrel-aged distillates classification based on maturation level and machine learning: A study of cachaca. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 140, . (18/21719-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVELLO, Giovanni Casagrande. Desenvolvimento de um nariz eletrônico para determinação do grau de maturação de cachaças. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODO QUIMIOMÉTRICO DE CLASSIFICAÇÃO QUALITATIVA DE BEBIDAS DESTILADAS ENVELHECIDAS EM BARRIS DE MADEIRA BR1020210047569 - Universidade de São Paulo (USP) . GIOVANNI CASAGRANDE SILVELLO, ANDRÉ RICARDO ALCARDE - 12 de março de 2021