Busca avançada
Ano de início
Entree

Gêneros e sexualidades na literatura básica das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação em Psicologia no Brasil

Processo: 18/10368-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Thais Souza Fialho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Curso de graduação   Disciplina na sala de aula   Gêneros (grupos sociais)   Sexualidade   Coleta de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemes feministas | gêneros | psicologia do desenvolvimento | Sexualidades | Gêneros e Sexualidades

Resumo

Este trabalho busca mapear e problematizar os conceitos de gêneros e sexualidades no campo da Psicologia do Desenvolvimento, considerando as contribuições dos estudos feministas neste campo. Para tanta parte de um desenho de pesquisa que se se valem da análise documental. Assim. Nela, levantaremos e analisaremos os livros (manuais e introdutórios) utilizados nas disciplinas que se referem à Psicologia do Desenvolvimento de cursos de psicologia no Brasil de universidades públicas e privadas. A partir de consulta on-line e/ou direta com estas instituições, levantaremos o rol de disciplinas que se propõe a tratar dos processos de mudança ao longo da vida. Serão elencadas as obras mais citadas, em estilo de manual/introdução, assim como aquelas específicas sobre o tema de gêneros e sexualidades. Buscaremos identificar, como gênero e sexo são referendados e conceituados pelas autorias, suas relações com os processos de mudança, sua incorporação ou não de autorias feministas. Na análise do material coletado, estabeleceremos diálogos com a produção do tema na Psicologia e nas ideias formuladas por autorias feministas, em suas possibilidades de alianças na produção de outros modos de saber/fazer pesquisa em psicologia, assumindo perspectivas políticas e éticas que se aproximam de demandas referendadas também pelos marcadores etários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)