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Modelagem de empenamento de eixos através de elementos finitos de vigas curvas

Processo: 19/01419-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Eduardo Carneiro Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20363-6 - Identificação e controle tolerantes a falhas em sistemas rotativos, AP.TEM
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Modelos matemáticos   Simulação por computador   Máquinas rotativas   Eixos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinâmica de rotores | empenamento de eixos | Identificação de Parâmetros | Método de Elementos Finitos | Dinâmica de Rotores

Resumo

Este projeto de graduação está relacionado ao tópico 4.1.5 do projeto temático, e trata da modelagem de elementos finitos de eixo usando modelo de viga curva. O objetivo é avaliar o potencial de substituição do atual modelo de arqueamento, que desconsidera os efeitos de inércia do eixo rotativo, para um modelo mais representativo, que inclui tais efeitos dinâmicos. Os parâmetros usados na simulação serão os mesmos do banco de testes, para fins de comparação. Dependendo dos resultados obtidos neste projeto, o modelo do sistema rotor-mancais pode ser refinado para obter maior precisão. O objetivo deste projeto de bolsa de graduação é inserir o aluno no campo de modelagem matemática e simulação computacional de máquinas rotativas, utilizando o método dos elementos finitos. Propõe-se ao estudante a modelagem do rotor considerando o eixo como elemento finito de viga curva, para representar adequadamente o efeito do eixo arqueado. Em geral, o arco é representado por forças rotacionais síncronas equivalentes que são inseridas no modelo, e não levam em conta os efeitos dinâmicos das forças inerciais resultantes da curvatura do eixo rotativo.

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