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Programas de pós-graduação em ensino, educação e Química no Brasil: análise da produção discente sobre a argumentação no ensino de química (2003-2017)

Processo: 18/14096-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Adriele Ribeiro dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estado da arte   Comunicação acadêmica   Química   Pós-graduação   Teses   Dissertação

Resumo

A realização de atividades didáticas que propiciam a argumentação na educação em ciências pode favorecer a promoção do pensamento crítico dos alunos, reflexão e avaliação de evidências. Este projeto tem por objetivo analisar a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a argumentação na educação em química, defendidas em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e Ensino no Brasil (CAPES - Áreas 4, 38 e 46), entre 2003 e 2017. As dissertações e teses serão analisadas em sua integralidade, com base nos seguintes descritores: data de defesa, grau de titulação acadêmica, região geográfica, instituição e Programa de Pós-graduação de origem, orientador, nível de escolaridade e foco temático. Nessa perspectiva, pretendemos discutir as pesquisas acadêmicas nacionais com o propósito de subsidiar os pesquisadores da área com relação às questões fundamentais sobre a argumentação científica abordadas no nosso país, assim como de divulgar os dados já produzidos referentes ao assunto, indicando suas características e demandas desse campo de estudo.

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