Busca avançada
Ano de início
Entree

Alívio de Rajadas Incluindo Não Linearidades de Superfície de Controle

Processo: 18/25194-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de junho de 2019
Vigência (Término): 19 de março de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Douglas Domingues Bueno
Pesquisador Anfitrião: Earl Dowell
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa: Duke University, Estados Unidos  
Assunto(s):Aeroelasticidade   Desigualdades matriciais lineares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alívio de rajada | Desigualdades Matriciais Lineares | Folga e rigidez assimétricas | Fuzzy Takagi-Sugeno | Não linearidades de superfície de controle | Aeroelasticidade

Resumo

Esta pesquisa compreende o desenvolvimento de uma nova metodologia de projeto de controladores ativos para gerar alívio de resposta aeroelástica a rajada e considerando não linearidades assimétricas em superfície de controle. Em particular, serão consideradas folga e rigidez assimétricas e a metodologia será baseada na abordagem Fuzzy Takagi-Sugeno resolvida por Desigualdades Matriciais Lineares (LMIs) para projetar um controlador linear para atuar no sistema não linear. A metodologia será aplicada em uma seção típica de três graus de liberdade considerando aerodinâmica não estacionária de Theodorsen. O modelo matemático será escrito no espaço de estados usando polinômios complexos de Laguerre para escrever as forças aerodinâmicas no domínio do tempo. Será usada a função de estabilidade de Lyapunov e LMIs para resolver um problema de otimização convexa. Serão realizadas simulações no domínio do tempo para diferentes condições de rajada discreta, com e sem ação de forças do controle para validar a formualação desenvolvida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, DOUGLAS D.; WAYHS-LOPES, LARISSA D.; DOWELL, EARL H.. Control-Surface Structural Nonlinearities in Aeroelasticity: A State of the Art Review. AIAA JOURNAL, v. N/A, p. 13-pg., . (19/22730-7, 18/25194-6)
BUENO, DOUGLAS D.; DOWELL, EARL H.. Revisiting the Fundamentals of Control Surface Reversal Including Nonlinear Effects. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 57, n. 6, p. 1212-1219, . (18/25194-6)
BUENO, DOUGLAS D.; GONSALEZ BUENO, CAMILA G.; DOWELL, EARL H.. A modal approach for designing controllers for active flutter suppression. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 43, n. 1, . (18/25194-6)
BUENO, DOUGLAS D.; DOWELL, EARL H.. A note on the state space representation of aeroelastic systems for time domain analysis. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 104, . (18/25194-6)
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. Influence of friction and asymmetric freeplay on the limit cycle oscillation in aeroelastic system: An extended Henon's technique to temporal integration. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 96, . (18/23348-6, 18/25194-6, 17/08008-1)
RIBEIRO, FREDERICO A.; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. Enhancement to Least Square-Based Approach for Time-Domain Unsteady Aerodynamic Approximation. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 58, n. 1, p. 111-124, . (18/25194-6)
RODRIGUES, DANIEL L.; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. On the stiffness and damping characteristics of magnetorheological dampers and their implications for flutter analysis. ENGINEERING RESEARCH EXPRESS, v. 2, n. 1, p. 18-pg., . (18/25194-6, 17/15337-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.