Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do exercício físico ao longo da vida e sua relação com a imunidade e o ritmo circadiano

Processo: 18/24187-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de abril de 2019
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Cesar Rosa Neto
Beneficiário:Alexandre Abilio de Souza Teixeira
Supervisor no Exterior: Ana Maria Miranda Botelho Teixeira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:15/16777-0 - Exercício físico como um sincronizador dos ritmos circadianos no câncer, BP.DR
Assunto(s):Envelhecimento   Biologia celular   Exercício físico   Ritmo circadiano

Resumo

O envelhecimento é caracterizado por um declínio gradual em numerosos processos fisiológicos, incluindo redução da função metabólica, aumento da massa gorda, redução da massa magra, declínio da função imune, levando ao aumento da suscetibilidade a doenças, redução do desempenho cognitivo, além da alteração no ritmo circadiano. Essas mudanças nos ritmos circadianos podem desencadear alterações no metabolismo, produção hormonal e resposta imune. O ritmo circadiano pode controlar vários fatores fisiológicos e comportamentais. Um programa de exercício físico pode ser uma intervenção útil e de baixo custo como estratégia para melhorar a qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável através da regulação dos ritmos circadianos. O objetivo do estudo é avaliar o papel da expressão do clocks genes em linfócitos e PBMCs em atletas masters e indivíduos sedentários, correlacionar a expressão gênica com produção de citocinas na condição basal e estimulada, determinar os clock genes e citocinas em linfócitos e PBMCs incubadas com diferentes doses de melatonina em ambos os grupos e associadar à qualidade subjetiva do sono, humor e qualidade de vida por questionários. Métodos: Para realizar o projeto, serão recrutados atletas masters e indivíduos sedentários (60 a 75 anos). Os atletas e os sedentários serão levados ao laboratório, irão assinalar o termo de consentimento livre esclarecido, responderão os questionários e serão coleta as amostras de sangue para isolamento de linfócitos e PBMCs para futuro análises bioquímicas. Analisaremos a produção de citocinas no soro (IL-6, IL-10, INFy e TNF-±) e no meio de cultura celular de linfócitos e PBMCs (IL-10 e INFy). Serão analisados os clocks genes e estas células serão marcadas com anticorpo específico para CD4 e CD25. A expressão será determinada por citometria de fluxo. A qualidade do sono e o cronotipo serão avaliados por questionário.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA TEIXEIRA, ALEXANDRE ABILIO; LIRA, FABIO SANTOS; ROSA-NETO, JOSE CESAR. Aging with rhythmicity. Is it possible? Physical exercise as a pacemaker. Life Sciences, v. 261, . (15/16777-0, 16/01409-8, 19/09854-9, 18/24187-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.