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Desenvolvimento de infográfico animado sobre medicação segura em saúde da criança

Processo: 18/17348-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Julia Ferreira da Costa
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança do paciente   Saúde da criança   Tecnologia educacional   Informática em enfermagem   Erros de medicação   Estudantes de enfermagem

Resumo

A segurança do paciente, tem se consolidado como tema de debate central no processo de cuidado em saúde, principalmente no que tange às peculiaridades no atendimento à saúde da criança. Na pediatria e na unidade de terapia intensiva neonatal os acidentes relacionados a erro de medicamento vêm crescendo significativamente, a Organização Mundial de Saúde lançou em 2017 o Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, com o tema "Medicação sem danos", proposta que também é contemplada no documento de referência do Programa Nacional de Segurança do Paciente. As Tecnologias Digitais Educacionais, são utilizadas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do profissional enfermeiro, um exemplo é o infográfico animado, no qual considera-se como um recurso de comunicação que utiliza elementos visuais aliados a textos verbais, reduzidos e objetivos, para passar uma informação. Objetivo: Desenvolver um infográfico animado como recurso didático para o ensino de medicação segura em saúde da criança. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa sobre elaboração de produto educativo para incrementar o processo de ensino-aprendizagem, no qual consistem em ser exploratória, não-experimental, metodológica e com abordagem quantitativa que terá por finalidade a criação de um infográfico animado sobre medicação segura em saúde da criança. O desenvolvimento desta tecnologia digital educacional, seguirá as quatro etapas para o desenvolvimento de animações utilizadas como material didático: planejamento, produção, implementação e avaliação. Segundo os autores, essas etapas são subdivididas e gerado subprocessos que compõe etapas mais específicas para o desenvolvimento do material didático. Os dados obtidos nos levantamentos e produção de conteúdo serão analisados quantitativamente por estatística descritiva. Resultados esperados: Espera-se que o estudo disponibilize futuramente para os estudantes de enfermagem, uma ferramenta educativa de apoio a administração de medicação de forma segura no atendimento à criança.

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