Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção e instrumentação de um secador solar híbrido fotovoltaico para processamento de alimentos em pequena escala

Processo: 18/24132-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Gustavo Nakamura Alves Vieira
Beneficiário:Mariana Nascimento Candido
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de alimentos   Secagem de alimentos   Secadores   Energia fotovoltaica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentos | secagem solar híbrida | Secagem

Resumo

A secagem solar é uma operação unitária de tecnologia bastante simples e de baixo custo, que envolve o uso de uma fonte de energia abundante, renovável e que não pode ser monopolizada. Trata-se de uma etapa de processamento de alimentos largamente empregada em pequena escala. Secadores solares híbridos são aqueles que, além da radiação, contam com a convecção forçada do ar de secagem, melhorando as taxas de transferência de calor e massa. O uso de energia fotovoltaica para alimentar ventiladores responsáveis pela convecção forçada do ar permite o uso da radiação solar para ambos os mecanismos de transferência de calor e permite que o equipamento se torne completamente independente do fornecimento de energia elétrica. Todas as características deste secador solar (denominado híbrido fotovoltaico) permite sua aplicação para processamento de alimentos produzidos em pequena escala no contexto da agricultura familiar. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a construção e a instrumentação de um secador solar híbrido fotovoltaico, que poderá ser utilizado para processamento de alimentos em pequena escala. A instrumentação do secador consistirá de medidores de temperatura, de umidade do ar e da radiação solar incidente no secador. Todos os medidores serão monitorados em uma interface de aquisição de dados a ser desenvolvida no software LabVIEW. Testes preliminares do funcionamento do secador serão realizados, de modo que seja verificado o desempenho da interface desenvolvida e da capacidade de processar alimentos em pequena escala.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIDALGO, LETICIA FERRARESI; CANDIDO, MARIANA NASCIMENTO; NISHIOKA, KARINA; FREIRE, JOSE TEIXEIRA; ALVES VIEIRA, GUSTAVO NAKAMURA. Natural and forced air convection operation in a direct solar dryer assisted by photovoltaic module for drying of green onion. Solar Energy, v. 220, p. 24-34, . (17/21890-5, 18/24132-7, 18/23762-7, 19/17654-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.