Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da depressão endogâmica sobre características de produção de leite em búfalas Murrah

Processo: 18/25725-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 11 de março de 2019
Vigência (Término): 08 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:André Vieira do Nascimento
Supervisor: Cedric Gondro Msu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa: Michigan State University (MSU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/10542-6 - Detecção de assinaturas de seleção em búfalos leiteiros (Bubalus bubalis), BP.DR
Assunto(s):Bubalus bubalis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bubalus bubalis | buffalo dairy | genomic inbreeding | Roh | Genômica animal

Resumo

Acasalamentos entre indivíduos aparentados originam progênie com níveis de heterozigosidade reduzida, elevando riscos de depressão endogâmica, que causa a redução no valor fenotípico médio para características de interesse econômico. Estimar o coeficiente de endogamia (F) e depressão endogâmica auxilia no direcionamento de programas de melhoramento, possibilitando o controle e manutenção da diversidade genética, evitando os efeitos da depressão endogâmica. O objetivo deste trabalho é estimar o coeficiente de endogamia por diferentes métodos e avaliar os efeitos da endogamia sobre características de produção de leite em búfalas Murrah. O grupo amostral será constituído por 289 búfalas Murrah genotipadas em painel para ~90,000 SNPs com Axiom Buffalo Genotyping, além de 384 animais que serão genotipados no mesmo painel. Os efeitos da depressão endogâmica serão avaliados para as características de produção de leite aos 305 dias (MP), porcentagem de gordura (%F) e a porcentagem de proteína (%P) no leite. As estimativas do F serão realizadas utilizados registros genealógico (pedigree, FPED) e informações genômicas (runs of homozygosity, FROH; genomic relationship matrix, GRM). A depressão endogâmica será estimada pela regressão dos fenótipos sobre os F. O modelo para cada característica será ajustado para (1) efeito fixo de grupo de contemporâneos, (2) idade da búfala ao parto e cada F como covariáveis, e como (3) aleatório os efeitos genético aditivo, ambiente permanente e residual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, A. V.; ROMERO, A. R. S.; NAWAZ, M. Y.; CARDOSO, D. F.; SANTOS, D. J. A.; GONDRO, C.; TONHATI, H.. An updated Axiom buffalo genotyping array map and mapping of cattle quantitative trait loci to the new water buffalo reference genome assembly. ANIMAL GENETICS, v. 52, n. 4, p. 505-508, . (18/25725-1, 17/10542-6, 16/21213-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.