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Avaliação experimental de um modelo de falha para desgaste em mancais hidrodinâmicos

Processo: 18/24600-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Diogo Stuani Alves
Supervisor: Patrick Sean Keogh
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:18/21581-5 - Avaliação experimental de um modelo de falha por desgaste em mancais hidrodinâmicos, BP.PD
Assunto(s):Rotor   Mancais   Desgaste dos materiais   Falha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desgaste em mancais | dinâmica de rotores | Isolamento e identificação de falhas | mancais hidrodinâmicos | Dinâmica de Rotores

Resumo

Além da compreensão do comportamento dinâmico das máquinas rotativas, uma demanda ainda crescente por maior desempenho do sistema e menores custos operacionais está levando os pesquisadores a melhorar modelos e técnicas previamente existentes, sendo a detecção e o diagnóstico de falhas, cruciais para essas metas. A detecção e o diagnóstico de falhas envolvem a observação de qualquer saída do sistema e, para sistemas dinâmicos, a saída mais utilizada é a vibração. As falhas associadas aos mancais hidrodinâmicos são uma das causas mais comuns de paradas forçadas em máquinas rotativas, afetando diretamente a folga do mancal e resultando em mudanças nas características do sistema rotativo. Portanto, a resposta temporal de uma máquina rotativa, suportada por mancais hidrodinâmicos com desgaste, será analisada de forma a definir um comportamento geral de vibração que caracterize a presença de desgaste no mancal. A análise espectral será usada para comparar mancais com e sem desgaste. Para o desgaste, um modelo preexistente será utilizado para obter as forças hidrodinâmicas numéricas do mancal desgastado. No entanto, outros modelos de desgaste podem ser estudados e/ou desenvolvidos para melhorar a representatividade das simulações. Testes experimentais serão realizados para validar as observações numéricas. Espera-se indicar a presença e a severidade do desgaste em mancais hidrodinâmicos, ajudando a estabelecer um critério para a identificação baseada em modelos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, DIOGO STUANI; FIEUX, GAUTHIER; MACHADO, TIAGO HENRIQUE; KEOGH, PATRICK S.; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. A parametric model to identify hydrodynamic bearing wear at a single rotating speed. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 153, . (18/24600-0, 15/20363-6, 18/21581-5)
ALVES, DIOGO STUANI; MACHADO, TIAGO HENRIQUE; DA SILVA TUCKMANTEL, FELIPE WENZEL; KEOGH, PATRICK S.; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Investigation of Fault Modeling in the Identification of Bearing Wear Severity. JOURNAL OF TRIBOLOGY-TRANSACTIONS OF THE ASME, v. 144, n. 7, p. 12-pg., . (18/21581-5, 15/20363-6, 18/24600-0)
GAROLI, GABRIEL YUJI; ALVES, DIOGO STUANI; MACHADO, TIAGO HENRIQUE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI; DE CASTRO, HELIO FIORI. Fault parameter identification in rotating system: Comparison between deterministic and stochastic approaches. STRUCTURAL HEALTH MONITORING-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 20, n. 6, . (18/24600-0, 18/21581-5, 15/20363-6, 16/13223-6)

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