Busca avançada
Ano de início
Entree

Interstícios: entre a violência masculina do Estado, do tráfico de drogas e da família, um corpo de mulher

Processo: 18/15928-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Gabriel de Santis Feltran
Beneficiário:Camila Pierobon Moreira Robottom
Instituição-sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/25691-2 - Conflitos armados, agressões físicas e cuidados na vida diária, BE.EP.PD
Assunto(s):Violência de gênero   Etnografia   Tráfico de drogas   Família   Cotidiano   Relação social   Violência contra a mulher

Resumo

Durante o ano de pós-doutorado, pretendo analisar as diversas violências que acometem os corpos das mulheres jovens moradoras de territórios militarizados, levando em consideração a multiplicidade de agentes masculinos que as praticam: do tráfico de drogas, da polícia militar e no interior das relações familiares. Assim, eu pretendo discutir: 1) como essas violências incidiram concretamente nos corpos femininos e como estão enredadas em moralidades e sexualidades; 2) seguir os caminhos postos em prática pelas mulheres para "reabitar o cotidiano" após a experiência da violência; e 3) discutir as relações entre gênero, geração, classe e raça, considerando os diferentes efeitos objetivos e subjetivos que os envolvem. Nesse sentido, eu estou interessada em etnografar as configurações concretas com que as violências são postas em práticas na vida diária e estarei atenta aos diversos atores com gêneros que fazem e/ou recebem essas violências para entender como elas estão embebidas no cotidiano e como constituem relações sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA BIRMAN; CAMILA PIEROBON. Viver sem guerra? Poderes locais e relações de gênero no cotidiano popular. Rev. Antropol., v. 64, n. 2, p. -, 2021.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.