Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisiologia de células imobilizadas de leveduras Saccharomyces spp. para produção de cerveja

Processo: 18/08288-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Thiago Olitta Basso
Beneficiário:Thiago Machado de Araujo
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leveduras   Fermentação alcoólica   Biomassa   Fisiologia   Saccharomyces   Cerveja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fisiologia | levedura | Mosto cervejeiro | processos fermentativos | saccharomyces | Engenharia de Bioprocessos

Resumo

Há uma crescente demanda quanto à redução das operações unitárias empregadas na fermentação alcoólica industrial para produção de bebidas, e um crescente interesse na fisiologia das leveduras atuantes nesse processo. Nesse contexto, a imobilização celular é uma alternativa interessante, uma vez que reduz o número de etapas de separação da biomassa a partir do caldo fermentado. Todavia, ainda que haja evidências de alterações metabólicas em leveduras imobilizadas, há a necessidade de estudar os efeitos fisiológicos causados pela imobilização em diferentes tipos de suporte sobre as células empregadas na etapa de fermentação na produção de cerveja. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivo aperfeiçoar o processo de fermentação alcoólica para a produção de cerveja, empregando leveduras imobilizadas em um suporte à base de celulose, por meio do estudo da fisiologia de três linhagens de leveduras cervejeiras. Mais precisamente, os principais parâmetros fisiológicos (tais como, fatores de conversão de substrato em produto, velocidades de consumo de substrato e formação de produtos, entre outros) obtidos com células imobilizadas, serão comparados aos obtidos com células livres. Espera-se que a fermentação conduzida com células imobilizadas facilite o processo de reciclo fermentativo em comparação ao processo com células livres. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, THIAGO M.; BARGA, MARCELO C.; DELLA-BIANCA, BIANCA E.; BASSO, THIAGO O.. Yeast immobilisation for brewery fermentation. JOURNAL OF THE INSTITUTE OF BREWING, v. 127, n. 4, . (18/08288-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Thiago Machado de. Fisiologia e modelagem matemática de saccharomyces spp. imobilizadas para produção de cerveja.. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.